Ora-pro-nobis – Família Cactaceae

Ora-pro-nobis info:

Nome Científico: Pereskia aculeata
Nomes Populares: Ora-pro-nobis, Trepadeira-limão, Carne-de-pobre, Groselha-da-américa, Orabrobó, Lobodo, Lobrobô, Lobrobó, Rogai-por-nós, Rosa-madeira, Jumbeba, Azedinha, Surucucú, Lobolôbô, Espinho-de-santo-antónio
Família: Cactaceae
Categoria: Arbustos, Cercas Vivas, Folhas e Flores, Plantas Hortícolas, Trepadeiras
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Norte, América do Sul, Argentina, Brasil, México, Paraguai, Peru
Altura: 6.0 a 9.0 metros, 9.0 a 12 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Ora-pro-nobis descrição:

A ora-pro-nobis é uma trepadeira ou arbusto lenhoso e tropical, de qualidades como comestível e ornamental. O nome curioso vem no latim e significa “rogai-por-nós”.

Diz a lenda que os moradores de um vilarejo colhiam as folhas da planta no quintal da igreja, enquanto se ouvia o padre rezar, por isso o nome “ora-pro-nobis”. Ela pertence à família das cactáceas, mas é uma espécie bastante diferente dos cactos que estamos acostumados a ver, sendo considerada um representante primitivo da família.

Ora-pro-nobis

Embora seja um cacto por classificação, é uma planta que precisa de suportes ou apoios onde possa ir acomodando seus ramos flexíveis e espinhentos.

Possui folhas comestíveis de alto valor nutricional, como todas as variedades de Ora-pro-nobis: é um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Utilizam-se as folhas frescas ou secas e moídas na forma de pó. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome. As suas folhas são ricas em mucilagem, o que contribui para o bom funcionamento do intestino.

As folhas e flores são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados. Muita gente prefere consumir as folhas cruas em saladas, acompanhando o prato principal.

Ora-pro-nobis

Outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral. Possui 25,4% de proteínas (das folhas secas) e é de muito fácil cultivo e adaptação, sendo por isso conhecido como “carne dos pobres”. Apresenta elevados teores de vitaminas A, B e C, ferro e minerais como cálcio e fósforo.

No paisagismo, esta belíssima espécie, pode ser conduzida com trepadeira, servindo para cobertura de pérgolas, caramanchões, acompanhando cercas e coroando muros também.

A sua elasticidade também permite que se faça dela uma excelente cerca-viva, bastante defensiva, devido aos espinhos. Para conduzi-la assim, basta que se façam podas de formação durante o crescimento, que estimulam a ramificação e o adensamento da planta. Uma boa cerca-viva de ora-pro-nobis, funciona como quebra-vento, não deixa passar invasores e não permite que animais domésticos, mesmo pequenos, fujam.

Floresce no verão e outono, despontando inflorescências do tipo panícula, com numerosas flores brancas ou levemente rosadas, dobradas, com o centro alaranjado e um característico perfume de limão.

As flores tem néctar abundante e atraem muitos ponilizadores. Os frutos que se seguem são bagas amarelas, comestíveis, esféricas, com numerosas sementes pretas.

4.7 (93.33%) 24 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.