Azalea Japonica – Família Ericacea

Existem cerca de 700 espécies, quer de folha persistente quer de folha caduca deste arbusto, que por vezes pode atingir porte arbóreo.

Encontram-se exemplares desta planta na Ásia, Europa, Austrália e América do Norte.

É uma planta resistente e de fácil crescimento.

Cultivada pelas suas majestosas flores, que apresentam uma grande palete cromática, têm um brilho acetinado juntamente com uma textura levemente amassada. Muito utilizada para pequenos jardins mas também para manter em vaso.

Azalea Japonica

Origem geográfica: Japão
Dimensões adultas: Altura até 1m50, largura até 1m50
Folhagem: Persistente
Tipo de solo: Teme o calcário e os solos muito húmidos Aplicar terra de urze para evitar os solos demasiados compactos
Clima: Rústico. Resiste até -21°C
Exposição: Semi-sombra

No inverno, é bom mantê-lo em lugar protegido da geada.

Azalea Japonica

Poda: A poda é normalmente realizada no final da floração, no final da primavera ou início do verão. Requer uma poda de formação a fim de manter a planta de uma forma regular, e é sempre necessário eliminar as flores murchas.

O aparecimento de manchas castanhas nas folhas e flores depende, da temperatura ambiente se é demasiado elevada, acompanhada de baixa humidade, é recomendado para arejar e pulverizar o ambiente (se fosse possível transferir a planta ao ar livre, todas as noites, protegido da geada). No caso em que há a presença de calcário no solo, ou quando a água de irrigação é demasiado rígida, a planta sofre de clorose de ferro.

Irrigação: Deve ser regada frequentemente com águas não-calcárias (eventualmente água da chuva), de modo a manter o substrato sempre húmido e, por este motivo, é útil para manter os vasos das camadas de cascalho bem molhadas e folhagem de pulverização com frequência (para este efeito pode utilizar a água misturada com um produto baseado em Tiofanato metyl, o que impede amarelecimento das folhas, devido à pedra calcária).

Arte: Na linguagem das flores significa “temperança”. Derivada da tradição chinesa em que era o símbolo da feminilidade. Também simboliza a sorte, uma flor para dar antes de enfrentar um teste importante.

Mais info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Az%C3%A1lea

Video Azalea Japonica:

Azalea Japonica

2 Comentários

  1. Maria Ana || at

    Tenho azaleas de várias cores no meu jardim.

  2. Carlota || at

    A junção de várias cores fica lindo no meu jardim

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.