Madressilva – família das Caprifoliáceas

Nome Científico: Lonicera japonica
Nomes Populares: Madressilva,
Família: Caprifoliaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, China, Japão
Altura: 6.0 a 9.0 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

A madressilva é um arbusto que pertence à família das plantas Caprifoliáceas. Esta planta tem a sua origem nas terras do continente europeu, na zona meridional.

As folhas e as da são ricas em derivados salicílicos. Podem, por isso, ser utilizadas para aliviar todos os sintomas que são aliviados com aspirina, nomeadamente dores de cabeça, febre, arterite e/ou dores reumáticas.

Madressilva

Madressilva foto

Possui folhas em forma ovais, as quais são verdosas por baixo.

Estas folhas são muito brilhantes e conta com uma aparência de soldadura entre si. As flores desta planta são vermelhas e possui lóbulos de cor amarela.

A sua acção anti-espasmódica e expectorante são um bom remédio para tratar problemas de expectoração, tosse, asma e bronquite.

Quando utilizada para combater problemas respiratórios, é mais eficaz em xarope, sobretudo o xarope feito a partir das suas flores mas, se a tomar em forma de infusão ou tintura (extracção alcoólica), também obterá bons resultados.

Madressilva - família das Caprifoliáceas

Estas plantas exalam uma fragrância muito subtil durante o dia enquanto pela noite a sua fragrância é muito mais intensa.

A madressilva precisa de um local com muito sol, não é exigente em fertilidade do solo. São encontradas quase em carácter espontâneo e invasor em matas nativas e recompostas, sendo consideradas invasora.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, com boa adubação orgânica, e regado periodicamente, pois pode se desidratar com facilidade, principalmente quando plantada em vasos. A madressilva é tolerante ao frio e apresenta crescimento moderado. Multiplica-se por estacas.

O significado desta trepadeira relaciona-se directamente com a fraternidade. É especialmente usada para expressar o amor, sobretudo em laços de amizade ou de família.

Vote neste artigo

Comentários

  1. Beatriz || at

    A natureza dá-nos coisas lindas mesmo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.