Dicas para cuidar das suas orquídeas

Com carinho e um pouco de dedicação – e paciência – cultivar orquídeas é excelente para a decoração, para os que apreciam o aroma natural das flores e a vida que elas dão ao ambiente e também para o emocional.

Sim, pois cuidar de plantas é uma terapia excelente, promovendo calma e oferecendo bem-estar.

1. Ao adquirir a sua primeira orquídea, procure saber o seu nome. É daí que se consegue saber mais informações específicas sobre o cultivo.

2. Escolha uma espécie que seja fácil de cultivar e que não seja tão exigente nos cuidados. Pergunte ao vendedor. Ele informará quais requerem manutenção mais simples.

3. Quando estiver com a planta em casa, não encharque o vaso, nem deixe o prato sob ele. Assim, a água não fica retida e a planta não fica seca demais. A orquídea gosta de humidade alta, mas sem encharcamento.

4. Nutra a planta com adubo sólido ou líquido, conforme a recomendação do fornecedor, num intervalo quinzenal para os químicos e trimestral para os sólidos, mas tenha cuidado para não exagerar. Lembre-se: o metabolismo das orquídeas é bem lento.

orquídeas

foto orquídeas

5. Não deixe a orquídea num ambiente muito escuro, pois ela necessita de muita luz. No entanto, o sol pleno pode queimar as folhas. Procure uma tela, ou copa de árvore para proteger a planta da incidência directa do sol, mas mantendo uma boa iluminação.

6. Lembre-se de trocar o substrato (a camada em que se desenvolvem as raízes) de vez em quando. Após dois anos, o material entra em decomposição e pode comprometer a saúde da planta.

7. Seja um bom observador e não tenha medo, pois as orquídeas são plantas robustas e geralmente morrem pelo excesso de zelo.

orquídeas

2 Comentários

  1. Luisa || at

    Confira alguns arranjos com orquídeas em
    https://www.facebook.com/orquideias

  2. Cristina Baptista || at

    tenho uma colecção enorme de orquídeas nas minhas janelas.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.