Anémona-dos-bosques – Família Ranunculaceae

por Olga Guedes
1 comentário 378 visitas 4 minutos ler
A+A-
Repor

Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Ordem: Ranunculales
Família: Ranunculaceae
Género: Anemone
Espécie: Anemone trifolia
Subespécie: A. t. subsp. albida

Sobre a Anémona-dos-bosques

Anemone trifolia subsp. albida é uma subespécie de planta com flor pertencente à família Ranunculaceae.

Os seus nomes comuns são anémona-dos-bosques, erva-sanguinária ou flor-de-vento. é uma planta vivaz, com rizoma tuberoso endêmica da Região Mediterrânica Ocidental, encontrando-se em toda a Península Ibérica, sul de França, Córsega e Sardenha,portanto comum em Portugal continental.

Planta perene de flores solitárias que se encontra principalmente nos bosques sombreados e frescos,mas também em prados e orlas de matagais,desde que não muito ensolarados.

Anémona-dos-bosques

É uma planta com flores singelas de belo efeito que valoriza qualquer jardim onde se encontre.

Floresce de fevereiro a junho em plena primavera,e semeia-se de julho a setembro e de fevereiro a maio.

Os caules e as folhas são venenosos, mas podemos utilizar as flores e  folhas  frescas  em cataplasmas (apenas externamente)   para combater a tinha.

Ranunculaceae

Como Cultivar a Anémona-dos-Bosques

A Anémona-dos-Bosques é uma planta de fácil cultivo que prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Ela se dá bem em áreas de sombra parcial a total, tornando-a uma opção ideal para jardins sombreados ou sob a copa das árvores.

Para plantar, escolha um local com solo fértil e bem drenado. Plante os rizomas a uma profundidade de cerca de 5 cm e mantenha o solo úmido, mas não encharcado.

Cuidados com a Anémona-dos-Bosques

É uma planta de baixa manutenção. Ela precisa de rega regular, mas é importante evitar o encharcamento do solo, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. Durante os meses mais quentes, a planta pode precisar de rega mais frequente.

Alimente-a com um fertilizante de uso geral a cada dois meses durante a estação de crescimento ajudará a promover a floração e o crescimento saudável.

Anémona-dos-bosques

A Anémona-dos-Bosques é uma adição maravilhosa a qualquer jardim, graças à sua cor vibrante e facilidade de cuidado. Se você está procurando uma planta que possa trazer um toque de cor e beleza ao seu espaço, a ela é uma excelente escolha.

Votos: 63 | Pontuação: 4.5

Artigos Relacionados

1 comentário

Andreia 14 Maio, 2016 - 13:10

Parabéns pelo blog

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.