Caleana major – orquídea pato voador

Ela pertence a família botânica das orquídeas típica das regiões leste e sul da Austrália.
A orquídea de pato é uma planta perene, mas floresce no final da primavera ou no início do verão. Ela pode ser encontrada bosques de eucalipto ribeirinhos ou pantanosos e também nos urzais próximo à costa. A planta costuma crescer até os 50 centímetros e suas flores têm de 15 a 20 milímetros.

Originária da Austrália é muito apreciada por colecionadores devido a este formato diferente, que lembra muito patos de asas abertas, formato que ela utiliza para a trair insetos para a polinização.

Caleana principal tem sido difícil de manter em cultivo. As plantas florescem durante um ou dois anos, mas, por vezes, enfraquecem progressivamente até morrerem.

A Orquídea Pato foi catalogada pela primeira vez pelo colecionador botânico George Caley.

Caleana major

Caleana major

O Pato Voador orquídea é uma orquídea pequena encontrada no leste e no sul da Austrália. Esta planta terrestre caracteriza uma flor notável, assemelhando-se um pato em voo. A flor é um atrativo para insetos, como vespões masculinos que polinizam a flor num processo conhecido como pseudocópula.

Em 1986, esta orquídea foi caracterizada num selo postal australiano.

Caleana major

Caleana major

Quando um mosquito ou uma mosca vem para investigar a flor, a cabeça do pato, o labelo, oscilando para baixo e empurra o bug no corpo do pato, que é na verdade uma bolsa vazia. Uma vez dentro, o inseto fica revestido de pólen. A flor faz prisioneiro voar cerca de 20 minutos e depois deixa-o ir. Em seguida, o inseto voa para longe e encontra uma outra flor para colocar o pólen.

Floresce na primavera e verão. A flor da orquídea é realmente de cabeça para baixo, tendo o labelo, que geralmente é na parte inferior, na parte superior, e semelhante a uma cabeça de pato.

Caleana major

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.