Cesto de Ouro – família das Brassicáceas

por Olga Guedes
1 comentário 56 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

Sobre o Cesto de Ouro

Cesto de Ouro (Aurinia saxatilis) é uma planta herbácea perene da família das Brassicáceas (ou crucíferas).

Apreciada pelas suas flores, agrupadas na extremidade dos caules e de um amarelo vivo e brilhante, os seus nomes populares (cesto-de-ouro) reflectem esta associação ao ouro que já está presente no nome científico do género botânico.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo arenoso, fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente.

Originária da Europa, é uma adição popular a muitos jardins devido à sua facilidade de cultivo e beleza contínua. Neste artigo, vamos explorar como cultivar o Cesto de Ouro no seu jardim.

Cesto de Ouro aprecia o frio subtropical e mediterrâneo

É capaz de aguentar períodos de estiagem não muito prolongados. Se a planta for cultivada da maneira correta, recebendo a luminosidade, os nutrientes e água em quantidades adequadas, a tendência é que ela atinja entre 10 e 30 centímetros de altura.

Não tolera o calor excessivo ou encharcamentos. Após a floração, a planta pode ser podada para que floresça novamente. Multiplica-se por sementes ou por divisão da ramagem enraizada. Não é raro o surgimento de mudas pequenas em torno da planta mãe, semeadas naturalmente.

Brassicáceas

As flores são atractivas para abelhas e borboletas

Estas flores começam a aparecer na Primavera, e a cor, tal como o nome indica, é amarelo ou dourado. Fica perfeita em jardins rochosos, plantada nos vãos de uma escada ou coroando muretas baixas de contenção.

Características da Aurinia saxatilis

É uma planta compacta que geralmente cresce entre 15 e 30 cm de altura. Ele é conhecido por suas flores amarelas brilhantes, que aparecem em abundância na primavera. A folhagem cinza-azulada é igualmente atraente e fornece um contraste agradável com as flores.

Cestos de Ouro

Escolhendo o Local de Plantio

Ele prefere locais com sol pleno. Ele também precisa de solo bem drenado e pode tolerar solos pobres e rochosos. Esta planta é uma excelente escolha para jardins rochosos, bordas de canteiros ou áreas de jardim que recebem muito sol.

Plantando o Cesto de Ouro

Pode ser cultivado a partir de sementes ou mudas. Se você estiver plantando a partir de sementes, comece as sementes dentro de casa cerca de 6 a 8 semanas antes da última geada esperada. Transplante as mudas para o jardim depois que o perigo de geada tiver passado e o solo tiver aquecido.

Cuidando da Aurinia saxatilis

Uma vez estabelecido, é relativamente fácil de cuidar. Ele precisa de rega regular, mas tome cuidado para não encharcar o solo, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. O Cesto de Ouro também se beneficia de uma alimentação regular com um fertilizante balanceado durante a estação de crescimento.

Cuidando da Aurinia saxatilis

Poda e Manutenção

A poda não é estritamente necessária, mas pode ajudar a manter a planta compacta e encorajar a floração contínua. Simplesmente remova as flores murchas conforme necessário para manter a planta com boa aparência e promover novas flores.

Cultivando o Cesto de Ouro no Seu Jardim

Cultivar pode trazer cor e beleza contínua ao seu jardim. Com um pouco de cuidado e atenção, você pode desfrutar das flores vibrantes e duradouras desta planta encantadora por toda a estação de crescimento. Quer você seja um jardineiro experiente ou um iniciante.

Votos: 90 | Pontuação: 4.8

Artigos Relacionados

1 comentário

Antónia Neves 21 Abril, 2017 - 17:28

Que lindas e delicadas flores

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.