Clerodendro-cotonete – Família Lamiaceae

Nome Científico: Clerodendrum quadriloculare
Nomes Populares: Clerodendro-cotonete, Flor-cotonete, Chuva-de-fogo, Fogos-de-artifício, Clerodendro, Chuva-de-estrelas, Estrela-cadente, Árvore-do-cotonete
Família: Lamiaceae
Categoria: , Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Ornamentais
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, Filipinas, Nova Guiné, Oceania
Altura: 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Esta árvore costuma chama a atenção pela forma particular das suas , que, quando em botão, lembram… cotonetes, como o seu nome popular bem aponta.

A espécie é do género Clerodendron (Clerodendron quadriloculare), o mesmo de algumas trepadeiras frequentemente utilizadas em paisagismo como a lágrima-de-cristo e o clerodendro vermelho.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de plantação.

Clerodendro-cotonete

Após o pleno estabelecimento o clerodendro-cotonete torna-se tolerante a curtos períodos de estiagem, assim como períodos excessivamente chuvosos, sujeitos a encharcamentos.

Aprecia o calor e humidade tropicais. Sob geadas ou frio intenso, ressente-se, perdendo todas as folhas e eventuais botões.

Fertilize mensalmente na primavera e verão, com adubos próprios para o florescimento. Multiplica-se por sementes, mas mais comum por separação dos brotos que surgem espontaneamente entorno da planta mãe.

Clerodendro-cotonete

Floresce na primavera, despontando inflorescências terminais e do tipo panícula, densas, com numerosas flores tubulares e longas, semelhantes a cotonetes quando ainda fechadas, e que se abrem em cinco pétalas recurvadas, revelando os estames.

O cálice das flores é vermelho e a corola pode ser rósea ou branca.

Os frutos que se seguem são drupas elipsóides de cor violácea, com quatro lóculos, o que lhe rendeu o nome botânico ‘quadriloculare‘.

Utilizações da Clerodendro-cotonete:

Planta ornamental que pode ser cultivada como planta isolada, em pequenos grupos, como cerca viva e em grandes vasos.

Uma planta espectacular e ainda pouco utilizada no paisagismo, o clerodendro-cotonete pode ser conduzido isolado, como ponto focal, ou em grupos e renques. Como cerca-viva oferece privacidade à propriedade.

A folhagem escura pode vir a oferecer um excelente pano de fundo para outras espécies menores e de cor verde mais clara. Além disso, a floração exuberante atrai muitos visitantes graciosos, como beija-flores e borboletas.

Mais informações aqui.

Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.