Dália (Dahlia) – conheça mais sobre essa flor

por Olga Guedes
1 comentário 61 visitas 8 minutos ler
A+A-
Repor
Nome Científico: Dahlia pinnata
Nomes Populares: Dália, Dália-de-jardim
Família: Asteraceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros, 1.2 a 1.8 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Descrição Dália

A dália é a flor nacional do México e foi pela primeira vez observada no século XVII. Passaram-se contudo mais 200 anos até que fosse cultivada na Europa.

Cultivada inicialmente pelas qualidades nutricionais dos seus tubérculos bulbosos, não tardou muito para que esta planta fosse também reconhecida pelas suas flores ricas e vibrantes.

A dália foi cultivada pela primeira vez na Europa em finais do século XVIII, depois de viajar da sua terra nativa no México até Madrid. Esta planta deve o seu nome ao cientista sueco Anders Dahl.

Na língua das flores, pode ter vários significados, entre os quais ser o símbolo do Omen, ou uma declaração de amor entre dois amantes.

Foram os franceses e os holandeses que mais incentivaram o cultivo e a criação de inúmeras espécies híbridas,dando origem é enorme variedade de espécies naturais e híbridas de enormes variedades de cores,formas e adaptação ao meio ambiente.

Existem mais de 3000 variedades ao todo.

Estas plantas dividem-se em duas categorias:

Variedades anãs, com um crescimento de 20 a 50 cm e flores isoladas ou duplas.

Variedades altas, que podem atingir uns impressionantes 1,7 m, com flores grandes, vistosas e vibrantes.

As variedades mais altas das dálias dividem-se ainda numa série de outras classes:

  • Grandes flores decorativas com pétalas que podem atingir 30 cm de diâmetro
  • Semi cactus e flores com pétalas reconhecíveis pelo seu aspeto longo, estreito, pontiagudo e frequentemente curvo, que fazem lembrar um moinho de vento
  • A dalia Pompom, com a sua pequena flor esférica e simétrica
  • A dália-de-colar tem duas filas de flores, uma externa e outra interna, sendo esta mais fina e mais pequena
  • Flor isolada semelhante a uma margarida

A reprodução é feita por sementes, estaca das pontas dos ramos ou divisão das raízes tuberosas e o substrato ideal são duas partes de terra comum, duas de terra vegetal e uma de areia e preferem um clima ameno, mas em climas mais frios precisam de pelo menos 4 horas de luz solar directa em caso de clima quente necessitam de mais sombra.

Dália (Dahlia) - conheça mais sobre essa flor

Como plantar dahlia

As dálias são relativamente fáceis de cultivar e, consequentemente, são presença assídua nos jardins, sobretudo no norte da Europa e nos Estados Unidos.

Estas plantas prosperam em climas quentes; não toleram o frio extremo. Para obter melhores resultados, plante-as num local com muita luminosidade e num solo rico em húmus ou bem adubado.

O solo deverá estar bem solto, para permitir uma boa drenagem, e ser preparado um mês antes de os tubérculos serem plantados, misturando nele adubo orgânico se necessário.

Se o solo não estiver suficientemente solto, adicione-lhe uma boa quantidade de areia.

Idealmente, as dálias devem ser plantadas entre finais de Março ou maio nas regiões mais frias. O espaçamento dos tubérculos depende da espécie que pretende plantar, podendo variar entre 30 a 70 cm.

Nos climas mais frios, se plantar os tubérculos um pouco mais fundo, aproximadamente entre 10 a 15 cm, poderá protegê-los de eventuais geadas tardias.

Em termos gerais, a dalia não requer muitos cuidados, bastando remover os talos fracos quando chegam aos 10 cm de altura e deixando 3 talos quando chegam aos 20 cm.

O caule das variedades de flores grandes precisa de ser apoiado.

Não se dá bem com o vento e precisa de adubação orgânica a cada três meses.

dahlia

Florescem na Primavera mas é no Verão que atingem o seu melhor

Por ser uma flor que apresenta um odor característico e agradável, ela requer cuidados específicos para que seja cultivada de uma maneira que o cultivador tenha resultados satisfatórios no seu cultivo.

Um desses cuidados fundamentais para o desenvolvimento e crescimento da dália é a luz solar e, para que a incidência ocorra de uma maneira eficiente, o vento deve ser barrado por algo, isto é, as dálias, no geral, devem ser protegidas dos ventos.

Outro fator de suma importância é o carácter do solo, que deve ser bastante nutrido e com um regime de irrigação bastante marcado, para que fique húmido da maneira adequada.

Simbologia da Dalia

Em relação ao seu significado cultural, as dálias são plantas chamadas inclusive de “rainha do jardim de outono”, em alguns lugares do mundo.

Outra simbologia importante das dálias é o fato desta flor se encontrar dentro do emblema e de brasões oficiais de cidades e até mesmo de países, como São Francisco, que é uma cidade dos EUA e o México, que é o país em que esta flor é uma das mais populares.

No entanto, de uma maneira geral, as dálias podem ser consideradas flores de bom gosto e que simbolizam união e outras relações interpessoais, como a questão do comprometimento e até mesmo da fidelidade.

Sendo assim, ela pode significar tanto um amor como uma instabilidade perante a outra pessoa.

Dália

Sabia que …

Os Aztecas foram o primeiro povo a cultivar esta bela flor.

Existem duas espécies muito raras de dálias que podem atingir uma altura impressionante: a Dahlia excelsa e a Dahlia imperialis, que podem atingir 7 e 5 metros de altura, respetivamente.

Votos: 141 | Pontuação: 4.7

Artigos Relacionados

1 comentário

Júlia Carmo 21 Abril, 2017 - 17:25

Gosto de ter uma variedade desta flor tão linda

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.