Frésia (junquilho) – Flor muito utilizada na industria cosmética

por Olga Guedes
1 comentário 2,3K visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor
Nome Científico: Freesia x hybrida
Nomes Populares: Frésia, Frísia, Junquilho
Família: Iridaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.3 a 0.6 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Descrição da Frésia ou Junquilho

Existem 16 espécies no gênero Freesia, todas elas são originárias do continente africano e a grande maioria delas – cerca de 12 espécies – vêm da África do Sul.

As frésias (ou junquilho) são plantas bulbosas, herbáceas e floríferas, conhecidas no mundo todo por suas flores delicadas e perfumadas.

As espécies de frésias mais importantes na produção de híbridos comerciais (Freesia x hybrida) são a Freesia refracta e F. armstrongii.

As suas flores em cacho exalam um perfume agradável e são cultivadas  nos jardins de todo mundo.

São flores que apresentam muitas cores, geralmente fortes, que vão desde um azul puro, passam pelo púrpura e chegam ao branco.

Reproduz-se por meio de bulbos perenes. Floresce nas regiões de clima frio a temperado, normalmente no final do inverno e prossegue na primavera.

Flores pequenas, maioritariamente utilizadas na decoração e arranjos florais devido à sua beleza e perfume.

Recomenda-se o seu cultivo em solo solto leve e rico em adubação orgânica e não saturado de agua.Locais ensolarados com clima ameno são os ideais. Deve-se regar levemente uma vez por semana durante o primeiro mês.

Frésia – Os cormos (rizomas) precisam de temperatura baixa para iniciarem o processo de germinação.

No plantio, o ideal é manter uma distância mínima de 5 a 10 cm entre um cormo e outro, que devem ser cobertos com terra solta.

Com boa incidência de luz e regas corretas, as folhas e pendões florais brotarão da metade para o final do inverno, independente da época do ano em que o bulbo foi plantado.

Os cormos, quando dormentes, devem ser armazenados em local fresco e ventilado, para que sejam plantados de Março a Maio.

Em cultivos do ano anterior, não é necessário extrair os cormos do solo, pois a dormência é interrompida naturalmente, voltando a florir na mesma época do ano, ou seja, no final do inverno.

No paisagismo, estas flores se prestam para a formação de maciços e bordaduras, como espécie única ou misturada com outras floríferas.

Suas cores vivas ainda podem ser apreciadas em vasos e jardineiras. As frésias são muito utilizadas também como flor-de-corte, na confecção de arranjos e buquês, com boa durabilidade.

O seu delicioso aroma é transformado em essência e participa da fabricação de diversos produtos de higiene e beleza, como sabonetes, perfumes e xampús.

junquilho

Como plantar a fresia flor perfumada

Elas podem ser cultivadas tanto em canteiros como em vasos ou jardineiras. Caso você opte pelo plantio em jardins, a primeira coisa a fazer é remexer bem o solo cerca de 15 centímetros.

Após prepare a terra com adubo animal, húmus de minhoca e também composto orgânico de folhas.

Frésia

Lembre-se, também de nivelar o terreno que irá receber as mudas, que devem ser inseridas a uma profundidade aproximada de 5 centímetros com um espaçamento de 12 centímetros entre elas.

Quando sua frésia começa a morrer e as folhas ficam amarelas, é hora de podar. Remova todas as folhas amareladas ou mortas.

Sabia que…

De acordo com o horóscopo das flores, os nascidos sob o signo de frésia (21/04 – 21/05), têm grande habilidade de tirar boas lições de cada nova experiência.

Adoram receber elogios e suas principais qualidades são a solidariedade e a confiabilidade.

As cores preferidas são o verde, rosa e bege. As frésias cor-de-rosa atraem ânimo renovado e redobrado.

Significado – as flores de frésia significam ‘amizade’, mas também podem significar ‘calma’.

Votos: 221 | Pontuação: 4.7

Artigos Relacionados

1 comentário

Ana 11 Outubro, 2023 - 16:01

Onde comprar mudas ou bulbos de fresias?

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.