Gazânia – Família Asteraceae

Nome Científico: Gazania rigens
Nomes Populares: Gazânia,
Família: Asteraceae
Categoria: Anuais, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

A Gazânia, planta de origem africana, é uma herbácea florífera de baixa estatura que se destaca pela grande quantidade de flores grandes e coloridas que produz durante os anos mais quentes do ano, além de ser uma planta bem resistente a períodos de seca, o que é óptimo para donos mais descuidados com as regas.

Ela também apresenta folhas de duas cores, verdes e cinzas.

Plante-a em solo adubado com fertilizante orgânico para que tenha nutrientes para crescer melhor. Ao começar a floração adicione também fertilizante rico em fósforo para estimulá-la a florir mais vigorosamente.

Evite deixá-la directamente ao sol, ela necessita de luz para viver, mas o sol a pino queimará suas flores.

Esta flor é muito utilizada para a decoração, tanto de interiores como de exteriores, pois encaixa-se muito bem com vários tipos de ambientes e decorações. Contudo existe um grande número de espécies, onde a cor e o aspecto não são uma constante.

Em relação às cores originais, estas podem ir entre o branco e o vermelho, com todas as suas variantes pelo caminho. Uma das particularidades na cor das gazânias é que no centro ela tem a mesma cor mais ligeiramente mais escura.

É uma planta que deve ser replantada de 2 em 2 anos. O frio não é assim tão prejudicial para a planta já que dispõe de algumas resistências naturais a esse clima, contudo não dispensa de uma rega regular durante os dias mais quentes.

Vote neste artigo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.