Tremoço (Lupinos) – Família Fabaceae

por Olga Guedes
1 comentário 82 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor
  Reino:Plantae
 Ordem:Fabales
 Família:Fabaceae
 Género:Lupinus L.

Descrição do tremoço

Os Lupinos (tremoço) são uma planta florífera do género das leguminosas com perto de 200 variedades, originarias da América com bolsas na África do norte e mediterrâneo. De talo erecto, podem atingir cerca de 2 metros, as flores apresentam corola papilionácea, podendo ser azuis, róseas, roxas, brancas, amarelas, vermelhas ou mesmo bicolores.

Os frutos dos lupinos são pequenas vagens e contêm de 6 a 9 sementes, chamadas tremoços. A floração ocorre na primavera e verão.

Além de ser uma planta interessante para a composição de maciços pode funcionar  como pano de fundo em canteiros com plantas menores à frente,  também combina com  jardins formais ou mais displicentes. Pode ser plantado em vasos e jardineiras.

Espalha-se com facilidade, mesmo com presença de outras espécies de flores ou plantas.

Tremoço

Tremoço (Lupinos) - Família Fabaceae

A maioria das  espécies de lupinos possuem sementes com um bom teor proteico (43%), uma boa proporção de fibras (25,5%), uma adequada quantidade de açúcares (13,5%) e minerais — principalmente cobalto, fósforo e potássio (5,5%).

Apesar disso o tremoço, é bastante alcalino e por isso deve ser bem preparado antes de puder ser ingerido (normalmente é deixado debaixo de agua corrente durante alguns dias antes de ser cozido).

Características do Tremoço

O tremoço é uma planta perene que é conhecida pelas suas flores coloridas e folhagem atraente. Originária da região mediterrânea, esta planta é adaptada a condições de seca e pode sobreviver em ambientes com pouca água.

tremoço

Escolhendo o Local de Plantio

O tremoço prefere locais com sol pleno a parcial. Ele também precisa de solo bem drenado e pode tolerar solos pobres e arenosos. Se possível, escolha um local que seja protegido de ventos fortes, pois pode ser danificado por ventos fortes.

Plantando

Pode ser cultivado a partir de sementes ou estacas. Se você estiver plantando a partir de sementes, comece as sementes dentro de casa em um recipiente com solo bem drenado. Se estiver usando estacas, corte um pedaço da planta, deixe a estaca secar por alguns dias e depois plante-a em solo bem drenado.

Cuidando de Lupinos

Uma vez estabelecido, o tremoço é relativamente fácil de cuidar. Ele precisa de rega regular, mas tome cuidado para não encharcar o solo, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. Também se beneficia de uma alimentação regular com um fertilizante balanceado durante a estação de crescimento.

lupinos

Poda e Manutenção

A poda não é estritamente necessária, mas pode ajudar a manter a planta compacta e encorajar a floração contínua. Simplesmente remova as flores murchas conforme necessário para manter a planta com boa aparência e promover novas flores.

Problemas Comuns e Soluções

O tremoço pode ser suscetível a uma série de doenças e pragas, incluindo oídio, ferrugem, manchas foliares e ácaros. Se você notar qualquer sinal de doença ou infestação, é importante tratar o problema o mais rápido possível para evitar danos maiores à planta.

Votos: 83 | Pontuação: 4.5

Artigos Relacionados

1 comentário

WILSON 21 Agosto, 2020 - 0:53

OLÁ.
COMO FAÇO PARA COMPRAR SEMENTES DE LUPINUS, OU TREMOÇO. POR FAVOR, MANDEM O ENDEREÇO ONDE EU POSSA ENCONTRAR ESSAS SEMENTES. OBRIGADO

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.