Miosótis – é conhecida como Verónica

Segundo a lenda europeia, o jovem apaixonado era um cavaleiro que ao tentar apanhar a flor Miosótis para oferecer à sua amada, caiu no rio e se afogou devido ao peso da armadura que usava. Desde então, a flor simboliza o amor sincero e desesperado.

A Flor Miosótis significa recordação, fidelidade e amor verdadeiro. É também conhecida como “Não-me-esqueças”. A flor miosótis pode apresentar mais de 50 variedades e por algumas pessoas também é conhecida como Verónica.

A flor Miosótis foi utilizada como emblema secreto da Maçonaria, para que os maçons pudessem se identificar durante as perseguições às lojas maçónicas na Alemanha.
Dizem que as lágrimas derramadas nas pétalas pela Virgem Maria deram a cor azul à flor. Existem Miosótis também nas cores branca e rosada.

Miosótis

Miosótis

É uma planta herbácea, vivaz, embora pertença a um vasto grupo de anuais, bienais e vivazes de curta duração. Esta espécie é cultivada como anual, pelas suas inúmeras e delicadas e folhas aveludadas.

Planta de porte pequeno, com cerca de 20-30 cm de altura, com caules muito ramificados de cor verde claro a azulado. Apresenta folhas e delicadas.

Aquilo que pensamos ser as flores do , na verdade são inflorescências terminais que se assemelham a espigas, com formações de flores muito curtas, pequenas, brilhantes, com 5 pétalas e com o centro branco.

Originária da Rússia o miosótis adapta-se muito bem nas regiões de baixa temperatura e é encontrada naturalmente em locais de grande altitude. O miosótis está espalhada por todos os continentes e pode ser encontrada inclusive na África, nos Andes e na região Sul do Brasil.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

Como utilizar

Em conjuntos, floreiras, vasos grandes, bordaduras. As pequenas flores duram de Maio a Agosto.

O miosótis está espalhada por todos os continentes e pode ser encontrada inclusive em África, nos Andes e na região Sul do Brasil.

Miosótis

4.7 (93.04%) 23 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.