Nenúfares florescem entre Maio a Setembro – Família Nymphaeaceae Salisb

por Olga Guedes
0 comentário 40 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor
  Reino:Plantae
  Clado:Angiospérmicas
  Ordem:Nymphaeales
  Família:Nymphaeaceae Salisb

Descrição das Nenúfares

Os Nenúfares são plantas que crescem em águas paradas ou de movimentação lenta. Eles gostam de pântanos, ribeiras e margens de lagos em áreas tropicais e temperadas. As suas folhas flutuantes costumam atrair rãs.

Em forma de estrela ou cálice, as flores podem ser brancas, cor de creme, rosadas, amarelas, vermelhas, cor de laranja, roxas ou azuis. Algumas só abrem de manhã e outras apenas à noite.

Normalmente florescem entre Maio a Setembro

Os Nenúfares formam uma densa trama enraizada no fundo lamacento de uma massa de água. Talos longos partem dos pecíolos para apoiar as folhas redondas . Algumas folhas têm até 2 metros de diâmetro. Em geral, elas flutuam na superfície, mas por vezes são subaquáticas.

São pouco utilizadas em jardinagem mas o seu aspecto em pequenos lagos artificiais ou tanques torna-as um ornamento formidável de uma beleza desconcertante, e emprestam serenidade a qualquer jardim.

Características

São plantas aquáticas perenes que são conhecidas pelas suas flores coloridas e folhas grandes e arredondadas. Originárias de várias partes do mundo, estas plantas são adaptadas a uma variedade de condições climáticas e podem sobreviver em ambientes com temperaturas variáveis.

Escolhendo o Local de Plantio

Escolhendo o Local de Plantio

Preferem locais com sol pleno a parcial. Eles precisam ser plantados em água, seja num lago, numa lagoa ou num recipiente de água. A profundidade da água deve ser adequada para a variedade específica de nenúfar que você está plantando.

Plantando Nenúfares

Podem ser cultivados a partir de rizomas, que são uma espécie de caule que cresce horizontalmente. O rizoma deve ser plantado num vaso de lagoa cheio de solo argiloso e, em seguida, colocado no fundo da lagoa ou do recipiente de água.

Plantando Nenúfares

Cuidando de Nenúfares

Uma vez estabelecidos, são relativamente fáceis de cuidar. Eles precisam de rega regular (ou, neste caso, de estar submersos em água) e beneficiam-se de uma alimentação regular com um fertilizante aquático durante a estação de crescimento.

Poda e Manutenção

A poda não é estritamente necessária, mas pode ajudar a manter a planta saudável e encorajar a floração contínua. Simplesmente remova as flores murchas e as folhas mortas conforme necessário para manter a planta com boa aparência e promover novas flores.

Poda e Manutenção

Problemas Comuns e Soluções

Os nenúfares podem ser suscetíveis a uma série de doenças e pragas, incluindo oídio, ferrugem, manchas foliares e pulgões. Se você notar qualquer sinal de doença ou infestação, é importante tratar o problema o mais rápido possível para evitar danos maiores à planta.

Votos: 93 | Pontuação: 4.9

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.