Papoula ou papoila

A papoula ou papoila é originária da Ásia e alguns países proíbem seu cultivo, pois as contêm substâncias que podem causar dependência.
Os nomes relacionados à são bem sugestivos.

O nome científico da planta “somniferum” (relacionado a sono) e a origem do nome “morfina” (relacionada ao deus da mitologia grega Morfeu, o deus dos sonhos).

Os antigos gregos e romanos já a comiam em saladas, costume que se tem mantido em algumas zonas do Mediterrâneo, como na Catalunha. Apesar da sua cor vermelha-escarlate, símbolo da vitalidade, desde os tempos remotos foi associada ao sono. Segundo a mitologia, o deus Morfeu tocava com uma papoula aqueles a quem queria adormecer.

Tem o caule coberto de pequenos pêlos e segrega um látex branco quando cortado. As flores são formadas por quatro pétalas de cor vermelho intenso, com uma mancha negra na base. O fruto tem a forma de uma urna, com uma tampa no alto. É importante atentar para esses pormenores, pois existem algumas espécies muito parecidas, mas destituídas de efeitos medicinais.

As pétalas das flores e os frutos são as partes utilizadas para efeitos medicinais.

Papoula ou papoila

Papoula ou papoila

A Papoula é uma erva anual que chega a uma altura acima de um metro. As folhas são cobertas com uma espécie de cera, que lhes dá um aspecto brilhante.

As papoilas florescem em clima ameno e necessitam de muita luz.

Os antigos gregos e romanos já a comiam em saladas, costume que se tem mantido em algumas zonas do Mediterrâneo, como na Catalunha. Apesar de sua cor vermelha-escarlate, símbolo da vitalidade, desde os tempos remotos foi associada ao sono. Segundo a mitologia, o deus Morfeu tocava com uma papoula aqueles a quem queria adormecer.

Tem o caule coberto de pequenos pêlos e segrega um látex branco quando cortado. As flores são formadas por quatro pétalas de cor vermelho intenso, com uma mancha negra na base.

Papoula ou papoila

Papoula ou papoila

O fruto tem a forma de uma urna, com uma tampa no alto. É importante ter atenção a estes pormenores, pois existem algumas espécies muito parecidas, mas destituídas de efeitos medicinais. As pétalas das flores e os frutos são as partes utilizadas para efeitos medicinais.

As sementes de papoila, podem ser incorporadas facilmente na alimentação diária, trazendo diversos benefícios para a saúde, nomeadamente como calmante em casos de ansiedade e nervosismo.

Papoula ou papoila

A papoula possui efeitos relacionados ao sono, pois contém alcaloides de acção sedativa.

É muito usada em infusões para eliminar sintomas relacionados à ansiedade e ao stress, além de tratar tosses, asma, coqueluche, bronquites, e de ser indicada para quem está com as vias aéreas inflamadas.

Além disso, pode ser usada ainda para combater dores de dente, pois suas pétalas, quando preparadas em infusão, possuem acção analgésica.

4.8 (96.47%) 34 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.