Tacca Chantrieri – Flor Morcego

Esta planta surpreendente possui que se assemelham a um morcego, tanto no formato quanto nas cores escuras, daí o seu nome!

Flor de visual extremamente exótico, negro quase total com “antenas” que podem atingir 20 cm, também pretos que emprestam uma composição diferente de outras espécies ornamentais.

A Flor Morcego que também é conhecida como Bat-Flower ou Flor Negra, é a Tacca Chantrieri, da família das Taccaceae, originária da Malásia, cuja característica principal é a sua semelhança a um morcego, com as suas pétalas principais de cor entre o roxo escuro e o preto a fazerem parecer as asas de um morcego em pleno voo.


Tacca Chantrieri

Tacca Chantrieri 

A cor negra é raríssima entre as flores. A exótica Tacca chantrieri cresce em solo asiático e ficou conhecida como “flor morcego”. Durante  algum tempo, pensou-se que seu aspecto sombrio atraía moscas polinizadoras, à procura de matéria orgânica em decomposição.

Mas não é o caso: a espécie se vira muito bem sozinha (autofecundação).
Estas flores exóticas não tem qualquer perfume e as suas “antenas” que saem de dentro da flor podem atingir os 20 centímetros de comprimento.

A propagação é feita por sementes e a terra precisa de ser rica em nutrientes e sais minerais. Pode ser cultivada em vasos ou directamente no solo, florescendo várias vezes durante o ano.

A flor morcego não tolera sol muito forte, sendo que à meia-luz é que se desenvolve melhor e mais depressa.

Tacca Chantrieri

4.7 (93.64%) 22 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.