Begónias – Família Begoniaceae

por Olga Guedes
1 comentário 61 visitas 9 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Begonia elatior
Nomes Populares: Begônia, Begônia-elatior
Família: Begoniaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América Central, América do Sul
Altura: 0.3 a 0.4 metros
Luminosidade: Luz Difusa
Ciclo de Vida: Perene

Artigo sobre Begónias

Deve ter em conta que não toleram temperaturas muito baixas, sendo difícil cultivar no jardim. O local ideal para as begónias é no interior de casa.

Como as folhas são extremamente atractivas, não será difícil escolher um local para exibir as suas begónias. Deve ter em conta apenas alguns aspetos na hora de escolher o local perfeito.

As Begónias são, de maneira geral, flores ornamentais de folhagem  característica bastante bonita, e com flores por vezes muito atraentes.

As begónias provêm principalmente da América tropical das florestas húmidas ou nichos de humidade das savanas, com muitas espécies epifitas (plantas que vivem sobre outras plantas) ou rupicolas (organismos que vivem sobre paredes, muros ou afloramentos rochosos), embora a maioria seja terrestre.

Algumas espécies apresentam tubérculos subterrâneos que as mantêm vivas por muitos anos, embora a parte aérea normalmente pereça no fim de cada ciclo anual.

As chamadas “begónia tuberosas” são apreciadas por serem plantas duradouras, que podem ser armazenadas em forma de tubérculos fora da terra durante algum tempo para voltar a brotar na época apropriada.

Outras begónias, mesmo sem tubérculos, podem se tornar espécies bastante duradouras, sobrevivendo por décadas mantendo seu vigor.

Praticamente todas as espécies se propagam por meio de rizomas.

Existem mais de mil espécies de begónia, o que faz do género Begonia um dos 10 maiores do grupo das angiospermas.

Espécies de Begónias

Algumas espécies são conhecidas pelas suas flores (apesar das folhas assumirem muito protagonismo) como no caso das espécies Begonia Elatior, Begonia Cucullata e Begonia Tuberosa, as flores destas espécies atingem tonalidades do branco ao vermelho.

As flores da begónia são belas, dobradas e compactas, podendo também apresentar cor amarela e salmão.

A variedade mais conhecida  talvez seja a “begónia sempre-florida” (begonia semperflorens) que tem a característica de florescer durante todo o ano.

A flor da begónia significa delicadeza,felicidade e cordialidade,  indicada também para namorados apaixonados, já que estão associadas à inocência e à lealdade do verdadeiro amor.

Relativamente ao Feng Shui, a begônia é um símbolo de fertilidade.

Os métodos de cultivo variam de espécie para espécie.

A identificação correcta auxilia neste conhecimento, pois ajuda a determinar se a planta pertence a uma espécie terrestre, epífita ou rupícola.

De uma maneira geral, são cultivadas em solos orgânicos, bem drenados, protegidas da luz solar direta e de correntes de ar, irrigadas com frequência.

Begónias - Família Begoniaceae

Rega Begoniaceae

Regue moderadamente as plantas em crescimento ativo, permitindo que os primeiros centímetros de terra sequem antes de voltar a regar.

Durante o período de repouso invernal reduza as regas, permitindo que a metade superior da mistura de envasar seque entre duas regas consecutivas.

Nãо ѕе deve borrifar água diretamente nаѕ folhas е nаѕ flores dа begónia.

O ideal é manter о ambiente fresco е bem arejado, borrifando líquido próximo dа planta, раrа quе еlа ѕеја beneficiada indirectamente.

A forma dе regar а begónia altera еntrе аѕ estações dо ano.

Nо Verão е Primavera, ѕе deve regar а planta nо máximo duas vezes nа semana, alterando de três a quatro dias еntrе umа secção е outra.

Já no Inverno e no Outono, соmо о clima é mаіѕ frio е húmido, ѕó é preciso molhar еѕtа planta umа vez nа semana, соm pouca quantidade dе água. Deve-se molhar а base dа planta, оu seja, а terra, е nãо аѕ folhas е flores.

begónias

Cultivar Begónia

Saiba agora como cuidar das begónias e o que é necessário para deixá-las sempre lindas e esplendorosas na sua casa ou local de trabalho.

Precisa especificamente de alguns itens caso for cultivá-las num vaso.

  • 3 medidas de turfa (composto utilizado na botânica para fertilização).
  • 3 medidas de casca de pinheiro.
  • 5 medidas de areia fina.
  • Fertilizante líquido.

Seguindo estas dicas conseguirá plantar e manter as suas begónias lindas e vivas, decorando e alegrando o seu ambiente familiar ou profissional.

Cultivar Begónia

Aspetos a considerar no cuidado desta planta

– Luminosidade

O local escolhido deverá receber bastante luz indirecta durante todo o ano. No entanto, uma vez que não são plantas floribundas toleram menos luz que as restantes begónias.

– Temperatura

A temperatura ideal é de 18º C a 19º C.

– Adubagem

Na primavera, quando os novos crescimentos começam a surgir, comece por aplicar um adubo equilibrado (14-14-14 ou 20-20-20) considerado um adubo de manutenção.

A sua aplicação deve ser quinzenal.

– Humidade

Como gostam de humidade alta, o ideal será colocar os vasos em cima de um prato com gravilha ou cascalho e encher com água.

Ao regar o cascalho, juntamente com a temperatura alta, a humidade vai aumentar.

– Solo

Estas plantas preferem solo húmido e rico, arejado, leve e de fácil drenagem.

– Manutenção

Remova folhas velhas junto ao solo para ajudar a manter a circulação de ar e evitar o aparecimento de fungos.

Votos: 134 | Pontuação: 4.7

Artigos Relacionados

1 comentário

Barbara João 4 Março, 2016 - 14:47

flor linda e delicada

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.