Begónias – Família Begoniaceae

Begónias

  Reino:Plantae
  Divisão:Magnoliophyta
  Classe:Magnoliopsida
  Ordem:Cucurbitales
  Família:Begoniaceae
  Género:Begonia &
Hillebrandia

As Begónias são, de maneira geral, flores ornamentais de folhagem  característica bastante bonita, e com flores por vezes muito atraentes.

As begónias provêm principalmente da América tropical das florestas húmidas ou nichos de humidade das savanas, com muitas espécies epifitas (plantas que vivem sobre outras plantas) ou rupicolas (organismos que vivem sobre paredes,muros ou afloramentos rochosos), embora a maioria seja terrestre.

Algumas espécies apresentam tubérculos subterrâneos que as mantêm vivas por muitos anos, embora a parte aérea normalmente pereça no fim de cada ciclo anual. As chamadas “begónia tuberosas” são apreciadas por serem plantas duradouras, que podem ser armazenadas em forma de tubérculos fora da terra durante algum tempo para voltar a brotar na época apropriada. Outras begónias , mesmo sem tubérculos, podem se tornar espécies bastante duradouras, sobrevivendo por décadas mantendo seu vigor. Praticamente todas as espécies se propagam por meio de rizomas.

Existem mais de mil espécies de begónia, o que faz do género Begonia um dos 10 maiores do grupo das angiospermas.

Begónias

Algumas espécies são conhecidas pelas suas flores (apesar das folhas assumirem muito protagonismo)como no caso das espécies Begonia Elatior, Begonia Cucullata e Begonia Tuberosa, As flores destas espécies atingem tonalidades do branco ao vermelho. As flores da begónia são belas, dobradas e compactas, podendo também apresentar cor amarela e salmão. A variedade mais conhecida  talvez seja a “begônia sempre-florida” (begonia semperflorens ) que tem a característica de florescer durante todo o ano.

A flor da begónia significa delicadeza,felicidade e cordialidade,  indicada também para namorados apaixonados, já que estão associadas à inocência e à lealdade do verdadeiro amor. Relativamente ao Feng Shui, a begônia é um símbolo de fertilidade.

Os métodos de cultivo variam de espécie para espécie. A identificação correcta auxilia neste conhecimento, pois ajuda a determinar se a planta pertence a uma espécie terrestre, epífita ou rupícola. De forma geral, são cultivadas em solos orgânicos, bem drenados, protegidas da luz solar directa e de correntes de ar, irrigadas com frequência.

Begónias  Begónias

Begónias

Comentários

  1. Barbara João || at

    flor linda e delicada

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.