Camelias – Família Theaceae

  Reino:Plantae
  Divisão:Magnoliophyta
  Classe:Magnoliopsida
  Ordem:Ericales
  Família:Theaceae
  Género:Camellia

Todas as espécies de Camellia são designadas, na China, pela palavra mandarim “chá” (茶), complementada por algum termo que, geralmente, caracteriza o seu habitat ou suas peculiaridades morfológicas.

Este género apresenta cerca de 80 espécies nativas das florestas da Índia, Sudeste Asiático, China e Japão. São ou árvores de porte médio, com folhas coriáceas, escuras, lustrosas, com bordas serrilhadas ou denteadas.

Apresentam vistosas, brancas, vermelhas, rosadas, matizadas, ou raramente amarelas, algumas tão grandes quanto a palma da mão de uma pessoa adulta, outras tão pequenas quanto uma moeda. Certas espécies exalam suave perfume. Os frutos são cápsulas globosas, que podem variar do tamanho de um amendoim ao de uma maçã, com cerca de 3 sementes esféricas.

Algumas espécies, como C. japonica, C. sasanqua, C. reticulata, e C. chrysantha, são cultivadas por suas belas e grandes flores, folhagem densa, escura e lustrosa, e porte baixo. Estas e outras espécies são intercruzadas para a obtenção de híbridos que reúnem suas melhores qualidades.

Camelias – A este género ainda pertence a C. sinensis, espécie de cujas folhas se obtém o chá, e cujo comércio movimenta biliões de dólares todos os anos. Outras espécies de Camellia ainda são usadas localmente na Índia e na China como alternativas à C. sinensis para a preparação de chá. Outras produzem um óleo em suas sementes, aproveitado como combustível. A Camélia é também sinal de jardins sumptuosos e ornamentados com formas geométricas. Destaque para Celorico de Basto que tem vindo a aperfeiçoar os seus jardins tornando-os locais de visita obrigatória durante os meses de Fevereiro e Março. A festa Internacional das Camélias, marca inconstestável deste património, desenvolve diversas actividades onde a Camélia é rainha.

Camelias

Camelias

4.5 (90.83%) 24 votos

2 Comentários

  1. Rita Brás || at

    Esta árvore faz parte da minha infância, pois os meus avós sempre tiveram no jardim

  2. Vanda || at

    As camélias são lindas.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.