Capuchinhas – Planta da família das Tropeoláceas

  Reino:Plantae
  Divisão:Magnoliophyta
  Classe:Magnoliopsida
  Ordem:Brassicales
  Família:Tropaeolaceae
  Género:Tropaeolum
  Espécie:T. majus L.

Planta da família das Tropeoláceas, também conhecida como agrião-do-méxico, agrião-grande-do-peru, agrião-maior-da-índia, capuchinha-de-flores-grandes, capuchinha-grande, chagas, flor-de-chagas, capucina, capuchinho, chagas-de-flores-grandes, chagas-da miúda, cinco-chagas, cochlearia-dos-jardins, coleária-dos-jardins, curculiare, flor-de-sangue, mastruço, mastruço-do-peru, nastúrcio, nastúrio, sapatinho-do-diabo.

Herbácea rasteira, de caule mole, suculento e retorcido. As folhas são arredondadas, de cor verde-claro, apresentando 5 veias e um longo pecíolo que sai do meio da folha.

Capuchinhas – As são isoladas ao longo do pedúnculo e o seu cálice é uma peça dividida em 5 partes, com um esporão. As tonalidades vão do branco ao vermelhor-escuro, passando do laranja, salmão e amarelo. O fruto é formado por três aquênios pequenos, de coloração esverdeadas. toda a planta exala um perfume muito agradável.

É comestível, com sabor fresco e picante, semelhante ao do agrião, podendo as folhas e flores serem consumidas em forma de saladas. Seus frutos podem ser preparados como alcaparra, com água e sal. Terrenos incultos, melhora a saúde do pêssego (atrai nematóides), amiga da couve e do repolho. Afasta pragas. É muito encontrada nas encostas das montanhas.

Pode ser cultivada em vasos e jardins e canteiros, desde que receba o sol directamente durante 4 horas por dia. O plantio, por meio de sementes, deve ser feito em local definitivo, em qualquer época do ano. Floresce permanentemente e a colheita deve ser feita na época da formação de um bom volume de folhas e flores.

Capuchinhas

Capuchinhas

4.6 (92.8%) 25 votos

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.