Orquídea Olho de Boneca – Dendrobium nobile

por Olga Guedes
1 comentário 44 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Dendrobium nobile
Nomes Populares: Olho-de-boneca, Dendróbio
Família: Orchidaceae
Categoria: Orquídeas
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia
Altura: 0.3 a 0.9 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Orquídea Olho de Boneca

A mais popular das orquídeas Dendrobium nobile tem como principal nome popular Olho de Boneca e é originária da China. A família dessa planta é a Orchidaceae, trata-se de um exemplar muito bonito que é bastante utilizado no paisagismo.

Em geral as flores desta orquídea costumam durar aproximadamente uns 30 dias, mas tudo depende da região e da temperatura durante a primavera.

Uma curiosidade sobre esta planta é que o nome Dendrobium vem do grego e significa planta que vive nas árvores.

Esse género tem cerca de 1000 a 1400 espécies, trata-se de um dos géneros com mais tipos de espécies.

Video da Orquídea Olho de Boneca

As Orquídeas Olho de Boneca devem ser cultivadas à meia-sombra ou pleno sol (apenas para locais frescos e ventilados), com regas frequentes no verão e reduzidas no inverno.

A adubação deve ser suave e diluída, preferencialmente orgânica. Actualmente encontramos adubos próprios para orquídeas.

Multiplica-se por divisão da planta, preservando pelo menos 3 pseudo bulbos para cada muda, com rizoma e raízes. Evite subdividir demais as plantas, sob pena de elas enfraquecerem muito.

A orquídea olho de boneca pode estar em ambientes internos ou externos, mas sempre em locais arejados.

O Cultivo da Dendróbio

Quando a Orquídea Olho de Boneca está na época de crescimento precisa de regas frequentes e abundantes, principalmente no verão. É importante ter o cuidado de deixar o substrato secar entre as regas para que as raízes não fiquem encharcadas.

Quando as raízes ficam encharcadas perdem a sua capacidade de respirar.

Na altura de escolher o local para cultivar a Orquídea Olho de Boneca é importante um espaço que tenha bastante luz e seja arejado.

Em regiões em que o verão é muito intenso é importante que as plantas não recebam luz solar directa nos momentos mais quentes do dia, pois isso pode queimar as folhas.

Orquídea Olho de Boneca

As raízes de todas as espécies de orquídea precisam ficar arejadas, portanto aconselha-se colocá-las num recipiente com furos, de barro – feito com fibras orgânicas e livre de substâncias tóxicas ou químicas.

O tipo de substrato utilizado também influencia no desenvolvimento das orquídeas, pois ele ajuda a conservar a água por mais tempo. Muitas pessoas usam placas de madeira, casca de coco e carvão.

Não enterre demais as mudas. Se não ficarem firmes, amarre a muda na lateral do vaso com uma arame, até que ela tenha raízes suficientes para se segurar sozinha.

Deixe num local com meia sombra e regue uma vez por semana. Tenha cuidado para não acumular água, pois as suas raízes podem apodrecer.

Para adubar o olho-de-boneca, use adubo líquido misturado na água da rega. Pode ser aplicado tanto nos vasos como nas que estão presas às árvores.

O adubo deve ser preparado conforme indicação do fabricante. A melhor época para adubação é no inverno, uma vez ao mês.

Tendo feito o plantio correto, os cuidados são os mais simples e também são mais direccionados para a manutenção.

DICAS – Muita atenção na hora de regar a sua orquídea.

É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta de água. A maneira correta de regá-las é por cima, deixando sempre a água escorrer totalmente.

Quando o clima estiver quente, regue pelo menos duas vezes por semana. Você saberá quando regá-la verificando se o substrato está seco – ele deve estar sempre húmido, mas jamais encharcado.

Mais Info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Orquídea

Votos: 101 | Pontuação: 4.8

Artigos Relacionados

1 comentário

Augusta 2 Fevereiro, 2017 - 15:40

adoro orquídeas, tenho várias.

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.