Planta Jade – Crassula ovata – Planta da riqueza e prosperidade

por Olga Guedes
6 comentários 80 visitas 8 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico:Crassula ovata
Nomes Populares: Planta jade, Planta-de-jade, Árvore-da-amizade, Bálsamo-de-jardim
Família: Crassulaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Cactos e Suculentas, Folhagens
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.4 a 1.8 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Planta Jade

A Planta jade é um arbusto ornamental de folhas suculentas que atinge de 1 a 2 metros de altura.

Esta talvez seja a mais popular e resistente planta dentre as chamadas suculentas.

Quando plantada em vasos, a planta jade torna-se uma árvore em miniatura, formando um bonsai praticamente natural. No entanto, nesta espécie é um tanto difícil modificar a posição dos ramos, que quebram com facilidade.

Ela pode ornamentar tanto ambientes internos como externos, pois adapta-se a uma grande variação de luminosidade. Tenha cuidado, no entanto, de expor gradualmente uma planta que estava na sombra ao sol, para não provocar queimaduras nas folhas.

Planta-jade – Crassula ovata

Planta de jade é resistente à luz directa do sol

No jardim, adapta-se bem a locais bem drenados, podendo formar renques formais ou informais, topiarias, ou grupos com outras plantas. É uma espécie de escolha para jardins de inspiração desértica, combinando com outras suculentas e cactáceas.

A jade planta parece uma mini árvore, é uma espécie suculenta, perene, com folhagem e florescimento ornamentais. Ela é uma das suculentas mais fáceis de cultivar, tanto para jardineiros iniciantes como para aqueles de final de semana.

Demora para florescer, mas vale a pena esperar. Pode ornamentar tanto ambientes internos como externos, pois adapta-se a uma grande variação de luminosidade.

É muito fácil de cuidar, a Jade dá-se bem em qualquer solo que não fique muito húmido, pois não tolera encharcamentos, o que provoca um rápido apodrecimento do sistema radicular e da base do caule.

Por este motivo, nunca deixe um pratinho sob o vaso da planta e reduza consideravelmente as regas no inverno.

Cultivo da crassula ovata

A Crassula ovata é uma planta muito fácil de cultivar, reproduzir e cuidar. Deve ser cultivada em pleno sol ou meia-sombra, mas tendo em conta que a sua floração será maior se a planta se encontrar numa posição bastante ensolarada. Adapta-se a vários tipos de solo desde que sejam bem drenados.

A Planta jade é uma planta tolerante à seca, ao vento e às condições costeiras. Tolera geadas leves no inverno. Deve haver cuidado na rega, pois se for regada demais, o caule pode apodrecer. Multiplica-se facilmente por estacas.

Planta-de-jade

A Planta-de-jade atrai riqueza e prosperidade

É uma planta nativa da África, ganhou popularidade e beleza em todo o mundo pelas suas belíssimas folhas serem verdes da cor do jade e a forma oval  assemelha-se às moedas.

Segundo muitos especialistas em Feng Shui dizem que as plantas irradiam boas energias, positividade e afectam todas as áreas de nossa vida, principalmente, no mundo dos negócios.

A planta Jade simboliza boa sorte em todos os sentidos da vida, atrai dinheiro, prosperidade, riqueza material, fortuna, abundância, fartura e amizades maravilhosas, profundas e duradouras.

Então, se você deseja saudar, parabenizar ou gratificar alguém em um novo negócio, tenha a energia da planta Jade por perto ou já se antecipe e presenteie a pessoa com esta formosura energética.

Jade é uma pedra preciosa, portanto, significa algo de forte, grande valor, enquanto as folhas da planta são um belo jade verde o qual simboliza crescimento, transformação, organização, aprimoramento, inovação, estruturação, desenvolvimento, qualidades essas as quais nos proporcionarão muito sucesso.

A planta de Jade, simboliza boa sorte em todos os sentidos da vida, atrai dinheiro, prosperidade, riqueza material, fortuna, abundância, fartura e amizades maravilhosas, profundas e duradouras para nosso convívio.

Mais info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crassula_ovata

Video crassula ovata:

A característica mais marcante da crassula ovata é o fato de armazenarem boa quantidade de água nas raízes, no talo ou nas folhas, o que varia de acordo com a espécie.

Essa adaptação lhes permite manter reservas por períodos prolongados e mesmo viver em locais áridos, secos e de temperatura elevada, como onde surgiram: principalmente em regiões da África e da América.

Embora cactos e agaves sejam consideradas suculentas, essa designição costuma ser feita apenas para as variedades de folhas miúdas, gordinhas e cerosas.

São ótima opção para quem tem vontade de cultivar plantas ornamentais mas não dispõe de tempo e dedicação para cuidados minunciosos.

Ficam muito bem em pequenos vasos tanto em ambientes internos (vasos ou diretamente no solo em jardins de inverno), quanto externos como beirais de janelas, jardineiras, sacadas, pequenos jardins, vasos largos, etc.

Algumas espécies conforme crescem tendem a ficar pendentes ou preencher completamente o vaso onde estão, criando belos efeitos!

Características da crassula ovata

– Tem nome científico de Crassula ovata, porém é popularmente conhecida como “planta de jade” ou “árvore da amizade”.

– Apresenta flores da cor rosa ou branco durante a primavera.

– Os seus pequenos galhos são adornados com folhas grossas na cor verde jade – motivo pelo qual recebeu o apelido popular.

– Ideal para novatos na arte da jardinagem, pois não demanda cuidados diários.

Curiosidades da planta de jade

O nome Crassula é o diminutivo do latim crassus que significa grosso, gordo ou suculento, dando nome ao género e a toda a família (Crassulaceae); O nome da espécie ovata significa em forma de ovo, referindo-se às suas folhas.

O género Crassula contém cerca de 150 espécies de plantas suculentas perenes e que podem ser encontradas em quase todo o mundo; As Crassulas têm uma maneira especial de reduzir a perda de água a partir de suas folhas sem limitar a sua capacidade de fotossíntese.

Votos: 147 | Pontuação: 4.5

Artigos Relacionados

6 comentários

Patricia Tavares 2 Fevereiro, 2017 - 15:45

Tenho esta planta e gosto imenso.

Responder
Rita 22 Fevereiro, 2017 - 17:25

Planta duradoura e bonita.

Responder
Carla santos 21 Julho, 2018 - 19:20

Onde posso comprar, adoro essa planta
Obrigada

Responder
Patrícia 26 Janeiro, 2020 - 3:44

Onde posso comprar essa planta

Responder
Patrícia Mouriz 26 Janeiro, 2020 - 3:47

Onde posso comprar essa planta é muito linda e gosto imenso dela.

Responder
teh 10 Março, 2024 - 10:06

Bom dia. Acabei de apanhar da rua, um ramo. Alguém “podou” e deixou num saco de plástico.
É possível que crescerem raízes a partir do caule e depois envasá-la?

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.