Planta-jade – Família Crassulaceae

Nome Científico: Crassula ovata
Nomes Populares:Planta-jade, Planta-de-jade, Árvore-da-amizade, Bálsamo-de-jardim
Família: Crassulaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Cactos e Suculentas, Folhagens
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.4 a 1.8 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene


Arbusto ornamental de folhas suculentas que atinge de 1 a 2 metros de altura. Resistente à exposição à luz directa do sol.

Quando plantada em vasos, a planta-jade torna-se uma árvore em miniatura, formando um bonsai praticamente natural. No entanto, nesta espécie é um tanto difícil modificar a posição dos ramos, que quebram com facilidade.

Ela pode ornamentar tanto ambientes internos como externos, pois adapta-se a uma grande variação de luminosidade. Tenha cuidado, no entanto, de expor gradualmente uma planta que estava na sombra ao sol, para não provocar queimaduras nas folhas.

Planta-jade

Planta-jade descrição:

No jardim, adapta-se bem a locais bem drenados, podendo formar renques formais ou informais, topiarias, ou grupos com outras plantas. É uma espécie de escolha para jardins de inspiração desértica, combinando com outras suculentas e cactáceas.

Cultivo: A Crassula ovata é uma planta muito fácil de cultivar, reproduzir e cuidar. Deve ser cultivada em pleno sol ou meia-sombra, mas tendo em conta que a sua floração será maior se a planta se encontrar numa posição bastante ensolarada. Adapta-se a vários tipos de solo desde que sejam bem drenados.

É uma planta tolerante à seca, ao vento e às condições costeiras. Tolera geadas leves no inverno. Deve haver cuidado na rega, pois se for regada demais, o caule pode apodrecer. Multiplica-se facilmente por estacas.

Curiosidades: O nome Crassula é o diminutivo do latim crassus que significa grosso, gordo ou suculento, dando nome ao género e a toda a família (Crassulaceae); O nome da espécie ovata significa em forma de ovo, referindo-se às suas folhas.

O género Crassula contém cerca de 150 espécies de plantas suculentas perenes e que podem ser encontradas em quase todo o mundo; As Crassulas têm uma maneira especial de reduzir a perda de água a partir de suas folhas sem limitar a sua capacidade de fotossíntese.

Mais info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crassula_ovata

Video Planta-jade:

2 Comentários

  1. Patricia Tavares || at

    Tenho esta planta e gosto imenso.

  2. Rita || at

    Planta duradoura e bonita.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.