Alcachofra – Cynara scolymus

Alcachofra

A alcachofra é uma planta medicinal, o nome científico é Cynara scolymus possui diversas actividades farmacológicas, incluindo o uso da alcachofra para emagrecer.

É uma planta perene, com até 400 cm de envergadura, que brota anualmente.

As folhas têm cor verde-claro cobertas de uma penugem branca que lhes dá uma aparência pálida.

Dada a sua capacidade regeneradora do fígado, pode ser utilizada em caso de intoxicações crónicas por má alimentação ou por utilização excessiva de medicamentos ou álcool.

A planta possui muitos nutrientes como vitaminas A, B, C e os minerais cobre, enxofre, cálcio, iodo, fósforo, ferro, zinco, sódio, potássio e manganês.

A planta, quando inserida na alimentação na forma de salada, por exemplo, ou como infusão, pode ajudar no tratamento de doenças do fígado, na diminuição do colesterol ruim – também conhecido como LDL – e, além disso, age como um laxante natural leve que não irrita a mucosa dos intestinos, além de actuar como um tónico digestivo.

Alcachofra - Cynara scolymus

Alcachofra – Cynara scolymus

A apresenta também propriedades diuréticas. A acção diurética auxilia a eliminação de ureia e de substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo celular, conferindo assim à alcachofra a acção depurativa.

Chá de alcachofra

Coloque uma colher de sopa de folhas de alcachofra fatiadas numa chávena de chá na água a ferver. Deixe que ferva 5 minutos, apague o lume e abafe 10 minutos.
Coe a infusão e beba uma chávena 2 a 3 vezes ao dia antes das principais refeições.

Existe também alcachofra em cápsulas que pode ser adquirida em farmácias ou lojas de produtos naturais, também é possível encontrar a planta em xarope ou comprimido, consulte o médico para saber qual o melhor para o seu caso.

4.8 (95%) 16 votos

Alcachofra

Comentários

  1. Maria da Luz || at

    Utilizo muito este chá para desintoxicar o meu organismo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.