Alcachofra – Cynara scolymus

por Olga Guedes
1 comentário 50 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

A alcachofra é uma planta medicinal, o nome científico é Cynara scolymus possui diversas actividades farmacológicas, incluindo o uso da alcachofra para emagrecer.

É uma planta perene, com até 400 cm de envergadura, que brota anualmente.

As folhas têm cor verde-claro cobertas de uma penugem branca que lhes dá uma aparência pálida.

Dada a sua capacidade regeneradora do fígado, pode ser utilizada em caso de intoxicações crónicas por má alimentação ou por utilização excessiva de medicamentos ou álcool.

A alcachofra, conhecida cientificamente como Cynara scolymus, é uma planta perene que é tão bonita quanto benéfica. Originária do Mediterrâneo, a alcachofra é apreciada tanto por suas flores impressionantes quanto por seus botões florais comestíveis. Neste artigo, vamos explorar a história, os benefícios para a saúde e as dicas de cultivo desta planta multifuncional.

A alcachofra apresenta propriedades diuréticas

A planta possui muitos nutrientes como vitaminas A, B, C e os minerais cobre, enxofre, cálcio, iodo, fósforo, ferro, zinco, sódio, potássio e manganês.

A planta, quando inserida na alimentação na forma de salada, por exemplo, ou como infusão, pode ajudar no tratamento de doenças do fígado, na diminuição do colesterol ruim – também conhecido como LDL – e, além disso, age como um laxante natural leve que não irrita a mucosa dos intestinos, além de actuar como um tónico digestivo.

A acção diurética auxilia a eliminação de ureia e de substâncias tóxicas decorrentes do metabolismo celular, conferindo assim à alcachofra a acção depurativa.

Alcachofra - Cynara scolymus é uma planta medicinal

Chá

Coloque uma colher de sopa de folhas de alcachofra fatiadas numa chávena de chá na água a ferver. Deixe que ferva 5 minutos, apague o lume e abafe 10 minutos.
Coe a infusão e beba uma chávena 2 a 3 vezes ao dia antes das principais refeições.

Existe também alcachofra em cápsulas que pode ser adquirida em farmácias ou lojas de produtos naturais, também é possível encontrar a planta em xarope ou comprimido, consulte o médico para saber qual o melhor para o seu caso.

História e Origem

Ela tem uma longa história que remonta à antiguidade. Ela era conhecida pelos antigos gregos e romanos, que a valorizavam tanto por suas propriedades medicinais quanto por seu sabor único. Hoje é cultivada em todo o mundo, com a Itália, a Espanha e a França liderando a produção.

Benefícios Nutricionais e para a Saúde

A alcachofra não é apenas deliciosa, mas também incrivelmente nutritiva. Ela é rica em fibras, vitamina C, vitamina K, ácido fólico e uma série de minerais importantes. Além disso, é conhecida por suas propriedades antioxidantes e pode ajudar a apoiar a saúde do fígado e a digestão.

Como Cultivar Cynara scolymus

É uma planta resistente que pode ser cultivada em uma variedade de climas, embora prefira condições mais amenas. Ela gosta de sol pleno e solo bem drenado, rico em matéria orgânica. A planta precisa de bastante espaço para crescer, pois pode atingir até 1,5 metros de altura e largura.

Colheita e Uso

A alcachofra é colhida no final do verão ou início do outono, quando os botões florais estão firmes e bem fechados. Os botões podem ser cozidos e consumidos de várias maneiras, desde assados até grelhados. Além disso, as folhas podem ser usadas para fazer um chá saudável.

alcachofra

A Alcachofra no Paisagismo

Além de seu valor culinário e medicinal, também é uma adição atraente a qualquer jardim. Suas grandes folhas verde-acinzentadas e flores roxas impressionantes podem adicionar textura e cor a canteiros de flores e bordas.

A Alcachofra, uma Planta para Todas as Estações

Ela é uma planta verdadeiramente multifuncional. Seja pela sua beleza, pelo seu valor nutricional ou pelos seus benefícios para a saúde, é uma adição valiosa para qualquer jardim ou dieta. Com um pouco de cuidado e atenção, você pode cultivar suas próprias alcachofras e aproveitar tudo o que esta planta incrível tem a oferecer.

Votos: 96 | Pontuação: 4.7

Artigos Relacionados

1 comentário

Maria da Luz 3 Março, 2016 - 17:01

Utilizo muito este chá para desintoxicar o meu organismo

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.