Tanaceto – Família Asteraceae

Reino:Plantae
Divisão:Spermatophyta
Classe:Magnoliatae
Ordem:Asterales
Família:Asteraceae
Género:Tanacetum
Espécie:T. vulgare

É uma planta herbácea perene muito robusta que possui um talo ereto de 60 a 90 cm de altura.

As folhas pinadas com numerosos folíolos profundamente dentados, são de cor verde escuro e aromáticas. As flores são pequenas de cor amarelo dourado agrupadas em capítulos formando um corimbo denso e aplanado, florescem no verão.

É encontrada em abundância em locais desabitados, em solo secos e pobre. Existe uma variedade de jardim, cuja as folhas são cortadas em segmentos mais finos e reservados.

É anti-inflamatória, relaxante dos vasos sanguíneos, vaso dilatadora, tem princípios amargos, é vermífuga, pode ser usada para estimular a digestão (em casos de constipação) e tem efeito de provocar a menstruação. Também cura febre. Pode ser útil para a dor de dentes.
Pode usar para curar enxaqueca, pois ela é boa para o sistema vascular da cerebral.

Ela age para relaxar a tensão dos vasos sanguíneos no cérebro. Na antiguidade usava-se muito para fortalecer o útero. Actualmente o seu óleo é usado para cólicas.

Alguns autores afirmam que serve apenas para curar enxaqueca a longo prazo, para usar para evitar que apareça. Outros afirmam que ela tanto inibe o aparecimento como serve para tratar.

É uma planta resistente para ser plantada, pois aguenta condições adversas e pode plantar até graus negativos inclusive. Gosta de calor mas não tolera áreas muito secas.

Plantar a uma distância de 30 centímetros uma da outra.

Para fazer as suas sementes germinarem, plantar num vaso onde tenha a temperatura entre 10 a 15 graus. Dá-se bem em zonas temperadas.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação.
Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.