Éricas – folhas são aromáticas e dão sabor ao chá

por Olga Guedes
0 comentário 35 visitas 4 minutos ler
A+A-
Repor
  Reino:Plantae
  Clado:Angiospérmicas
  Clado:Eudicotiledóneas
  Ordem:Ericales
  Família:Ericaceae
  Género:Erica
  Espécie: E. lusitanica

Sobre as Éricas

Esta planta duradoura herbácea com um bonito porte,  dá sempre muitas flores e o seu tamanho pode chegar até os 30 centímetros de altura. Actualmente há aproximadamente 700 espécies deste género, sendo que grande parte delas são originárias da África do Sul, Nova Zelândia e Brasil. São comuns agora na Europa e no Mediterrâneo.

As flores são em forma de sino e produzem-se em espiga. São muito pequenas e decorativas, aparecendo durante quase todo o inverno até princípios da primavera. A flor individual tem forma de sino, 4 a 6mm de comprimento, são cor-de-rosa ou avermelhadas, raramente brancas.

As  folhas das Éricas são aromáticas e dão sabor ao chá. As flores das Éricas  florescem na Primavera e prolongam-se até ao final do Verão. Em termos de cores, existe uma gama de cores entre o branco e o vermelho, incluindo o cor-de-rosa.

Éricas

É uma planta de fácil cultivo

A maioria das espécies de Erica, são tolerantes a solos calcários, mas preferem um solo ácido e requer um solo solto e poroso.

Cresce melhor ao sol, apesar de também crescer em sombra parcial. Regue-a com água da chuva ou não calcária para manter um ambiente húmido. A falta de água fará com que as folhas caem, mas o excesso irá apodrecer as raízes.

Pode tê-las em varandas, terraços, nos jardins rochosos, como espécie única, em maciços do mesmo arbusto, como tapete diante de arbustos mais altos e debaixo de árvores coníferas.

Existem muitas variedades, a maioria cor-de-rosa ou brancas, que florescem no inverno ou início da primavera. Por exemplo, a ‘Springwood White’, branca e a vermelha, ‘King George’, são duas boas variedades. Também, se comercializam tingidas de cores diferentes.

É comum as éricas serem tratadas como se fossem um Bonsai

Estas plantas não precisam de um cuidados específicos, são, por isso, fáceis de ter em casa, porém, elas não suportam o frio rigoroso, precisam de rega regular e não gostam de poda,  podá-las pode ser prejudicial. Para plantá-las há duas formas, através de estacas com mudas já prontas ou por meio de sementes.

Como é um arbusto, temos a possibilidade de moldar a planta de acordo com os nossos gostos e necessidades. Por isso, também pode ser colocadas em vasos, não se tendo de as limitar  aos  jardins ou varandas.

Votos: 88 | Pontuação: 4.2

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.