Alfazemas ou Lavanda – Família Lamiaceae

por Olga Guedes
2 comentários 2,5K visitas 7 minutos ler
A+A-
Repor

Origem geográfica: Bacia mediterrânica
Dimensão adulta: Pode atingir 70 cm de altura e 70 cm de largura
Folhagem: Persistente
Tipo de solo: leve, pobre e seco. Suporta o calcário
Clima: Resiste a -20°C
Exposição: Luz directa

Descrição das alfazemas

As alfazemas ou lavandas (popularmente conhecidas em Portugal pelo termo de origem árabe alfazemas) são plantas do género Lavandula, da família Lamiaceae.

Para muitas pessoas, lavanda e alfazema são as mesmas plantas e que, na realidade, acabam diferindo somente no chamar de acordo com o país em que se encontra, pelo fato de a planta ser mais conhecida no Brasil como lavanda e em Portugal como alfazema.

No entanto, se formos detalhar exatamente e separa as características minuciosas entre ambas, na verdade, elas são plantas diferentes, apesar de serem muito semelhantes entre si.

São pequenos arbustos, perenes, incluindo também as anuais e os sub-arbustos.

O nome é mais frequentemente usado para as espécies do género que crescem como ervas e para ornamentação.

É uma planta nativa da região mediterrânea, muito cultivada para a extração de seu óleo essencial, muito utilizado em perfumaria e produtos de higiene.

Devido ao seu intenso e delicioso perfume, as  flores  são usadas para arranjos florais secos.

As flores púrpuras e os brotos, de fragrância suave, são utilizados em pot-pourris.

Secos e embalados em pequenos saquinhos de tecido de algodão são utilizados para serem colocados entre as roupas do armário para dar-lhes uma fragrância fresca e agradável, e também para impedir a presença de insetos e parasitas.

Cultivo das Alfazemas

As alfazemas devem-se cultivar-se em solo bem drenado, leve, moderadamente fértil, idealmente solos calcários.

Sensível ao excesso de água,o solo deve permanecer sempre levemente húmido durante a fase inicial de crescimento.

Quando bem desenvolvida, a lavanda é resistente a períodos de seca e pode ser irrigada espaçadamente. Pode ser propagada por sementes ou por estaca.

O cultivo comercial da planta é para a extração de óleos das flores, caules e plantas, que são utilizados como anticépticos, em aromaterapia e na indústria de cosméticos.

Como produto terapêutico, em infusão, deve ser evitado o uso contínuo, podendo produzir excitação em dose tóxica.

O óleo das alfazemas ou lavandas era utilizado como produto curativo

O óleo essencial da alfazema já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insónia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis.

Entre várias substâncias, o óleo apresenta na sua composição o linalol e o acetato de linalila, que conferem a sua fragrância e, ainda, resina, saponina, taninos cumarinas.

As flores das alfazemas produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzida pelas abelhas.

O mel da variedade lavanda foi produzido inicialmente nos países que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior.

As flores das alfazemas podem ser utilizadas como decoração de bolos. As alfazemas também usadas como erva isoladamente ou como ingrediente da erva da Provence (França).

Alfazemas ou Lavanda - Família Lamiaceae

De uma maneira geral, as lavandas requerem pouca dificuldade de cultivo e, por pertencerem à região do Mediterrâneo, que compreende tanto a Europa quanto parte da África e à algumas partes do Médio Oriente, esta planta tem como característica conseguir resistir a variações de temperatura e humidade do ar, por exemplo.

Em França é bastante comum haver grandes plantações de lavanda, que têm como função a alimentação da indústria de cosméticos e de produtos de limpeza e de aromatização, de uma maneira geral também.

O óleo essencial da lavanda já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo.

De uma maneira geral, podemos lidar com a lavanda e a alfazema como sinónimos, uma vez que o que mais há de diferente entre elas é o odor da alfazema, que se aproxima um pouco mais da cânfora do que os demais tipos de lavanda, que inclusive existem mais de vinte e cinco.

As outras formas de utilização são bastante parecidas.

É válido ressalvar que o fato de haver provas quanto aos benefícios das lavandas para a saúde, é sempre necessário e fundamental procurar um médico e não realizar a substituição de um tratamento médico tradicional por um tratamento natural por conta própria.

Família Lamiaceae

Votos: 99 | Pontuação: 4.4

Artigos Relacionados

2 comentários

Filipa Sousa 14 Novembro, 2015 - 14:25

Gosto da subtileza desta flor e da sua cor que me conquistou.

Responder
Isabel Pinto 3 Março, 2016 - 17:08

Adoro o cheiro a alfazema sempre. Parabéns pelo blog

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.