Madressilva – Lonicera japonica – Como Cuidar

Nome Científico: Lonicera japonica
Nomes Populares: Madressilva
Família: Caprifoliaceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, China, Japão
Altura: 6 a 9 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Madressilva

A Madressilva é uma trepadeira volúvel, pertence à família Caprifoliaceae, nativa da China e Japão, semi-lenhosa, muito vigorosa, podendo chegar até 9 metros de altura.

As folhas e as flores da madressilva são ricas em derivados salicílicos. Podem, por isso, ser utilizadas para aliviar todos os sintomas que são aliviados com aspirina, nomeadamente dores de cabeça, febre, arterite e/ou dores reumáticas.

Madressilva

As Flores da Madressilva e o Seu Valor Medicinal

O valor medicinal das flores da lonicera japonica é reconhecida pela tradição chinesa. A parte da planta tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Em alguns casos, as flores da lonicera japonica é associada com a forsythia suspensa para fazer a eliminação das toxinas e também reduzir a febre.

As folhas da lonicera japonica também são usadas para fins medicinais, porém, somente depois de secas. O seu uso também é restrito a cultura chinesa e sua homeopatia.

A sua acção anti-espasmódica e expectorante são um bom remédio para tratar problemas de expectoração, tosse, asma e bronquite.

Quando utilizada para combater problemas respiratórios, é mais eficaz em xarope, sobretudo o xarope feito a partir das suas flores mas, se a tomar em forma de infusão ou tintura (extracção alcoólica), também obterá bons resultados.

Flores

É uma trepadeira capaz de escalar até 10 metros de altura numa árvore. As folhas são opostas, ovadas, elípticas, oblongas ou lanceoladas, com 3 a 8 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura. As flores são brancas a amareladas com uma doce fragrância.

A fruta é uma baga, globosa, azul escura, de 5 a 8 mm de diâmetro, contendo numerosas sementes.

As flores merecem uma atenção especial pela sua beleza e não é só isso, ela apresenta uma forma digna de observação.

Além da beleza, somam a fragrância, que é doce. São tubulares e brancas e acabam se tornando um grande atrativo para os animais polinizadores e também os insetos.

As flores que nascem brancas vão ao longo do tempo se tornando amareladas e nesta fase, perdem parte da beleza.

O que o jardineiro pode fazer, neste momento, é replantar as flores para que elas voltem a ter a cor branca. Para que funcione, é necessário que isso seja feito pouco antes do momento das flores aparecerem e assim, as pétalas serão brancas e jovens.

A vantagem da cor amarelada é que com ela, o perfume dessas flores fica ainda mais gostoso, agradável.

A fase de flores amarelas é no fim do verão, da primavera até essa fase elas estarão brancas e a partir desse momento é que mudam de cor.

Graças a sua beleza, essa tipologia de planta também é muito usado em projetos de ornamentação e mais, na apicultura, como forrogeira e é fonte de pólen e néctar.

A madressilva precisa de um local com muito sol, não é exigente em fertilidade do solo

São encontradas quase em carácter espontâneo e invasor em matas nativas e recompostas, sendo consideradas invasora.

Estas plantas exalam uma fragrância muito subtil durante o dia enquanto pela noite a sua fragrância é muito mais intensa.

Deve ser cultivada a pleno sol, em solo fértil, com boa adubação orgânica, e regado periodicamente, pois pode se desidratar com facilidade, principalmente quando plantada em vasos.

A madressilva é tolerante ao frio e apresenta crescimento moderado. Multiplica-se por estacas.

O significado desta trepadeira relaciona-se directamente com a fraternidade. É especialmente usada para expressar o amor, sobretudo em laços de amizade ou de família.

Localização

Uma das características principais da madressilva é o seu rápido crescimento, dado que é uma planta trepadeira, pelo que é quase obrigatório plantá-la ou com uma guia por onde possa trepar, ou perto de uma árvore, uma parede, uma pérgola, etc..

Quanto ao sol, é uma planta que necessita de grandes doses de luz, como ocorre com quase todas as plantas de crescimento rápido, mas no caso da madressilva necessita que essa luz lhe chegue filtrada, e não diretamente do sol.

Esta parte é muito importante dado que se a expõe a Lonicera japonica diretamente aos raios solares o seu crescimento pára quase por completo e pode mesmo perder as folhas, por isso, quando ocorre, é costume colocar grelhas tipo chapéu para as manter saudáveis.

lonicera-japonica - Madressilva

Pragas da Lonicera japonica

É uma planta bastante resistente, por isso é uma das preferidas de muitas pessoas para o seu jardim, mas, como todas, também pode ser atacada por pragas.

As que têm uma maior incidência são:

  • Gafanhotos
  • Pulgões como a filoxera e outros
  • Escaravelhos
  • Borboletas em estado larvar

Significado das flores

A madressilva floresce em diversas cores de acordo com a espécie, e historicamente a cor da flor foi utilizada para enviar mensagens.

Estas são as mais importantes:

  • Madressilva vermelha em ramo: serviu para demonstrar amor em relação a um amigo, como não podia deixar de ser com esta cor.
  • Madressilva de cor coral em ramo: era enviado depois de receber um ramo de madressilva vermelho, se o recetor queria dizer que só pretendia amizade e nada mais.
  • Madressilva amarela em ramo: utilizava-se como sinal de que se terminava uma amizade devido a uma traição.
  • Madressilva azul em ramo: era a forma de pedir perdão.
  • Madressilva rosa em ramo: utilizava-se para pedir perdão.

Sabia que…

Na Idade Média, acreditava-se que o seu perfume provocava sonhos eróticos e as adolescentes estavam, por isso, proibidas de levarem para casa ramos desta flor.

Os chineses acreditam que o uso prolongado de madressilva aumenta a longevidade.

Na Rússia, fabrica-se um óleo a partir da casca que é utilizado para tratar tumores e dores crónicas.

4.5 / 5. Votos: 21

Partilhar este artigo
Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-arbustos/madressilva/?share=skype

Comentários

  1. Beatriz || at

    A natureza dá-nos coisas lindas mesmo

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *