Arbustos

Medinila – Medinilla magnifica – Como cultivar e cuidar

Nome CientíficoMedinilla magnifica
Nomes Populares – Medinila, Uva-rosa
Família – Melastomatacea
Categoria – Arbustos, Arbustos Tropicais, Flores Perenes
Clima – Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem – Filipinas, Oceania
Altura – 1 a 2 metros
Luminosidade Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida – Perene

A Medinilla magnifica é uma planta do tipo arbustiva e semi-lenhosa que apresenta um florescimento tido como ornamental.

Os ramos desta planta têm o formato quadrangular, são erectos e são pouco ramificados. Já as folhas são grandes, opostas, cerosas, brilhantes e apresentam um tom verde-escuro, as suas nervuras são claras em contraste bem marcado.

A Medinilla magnifica é conhecida popularmente como Uva-rosa devido à sua aparência que lembra um cacho da fruta no tom rosado.

Trata-se de uma planta que pertence à família Melastomataceae e que a sua origem é das Filipinas.

Os cuidados a ter com a Medinilla Magnifica

Dentre os cuidados que devem ser mantidos com a Medinilla estão evitar cultivá-la num clima de frio muito intenso, pois essa planta é intolerante.

O substrato deve ser mantido sempre húmido, porém, nunca encharcado, pois isso pode acarretar no apodrecimento das raízes dessa planta.

A medinila pode ser utilizada isolada ou em grupos. Ela é perfeita para compor conjuntos com outras plantas tropicais, como alpínias, helicônias, gengibres, formando suaves contrastes de texturas e cores.

Por ser uma planta vistosa, mas ainda rara e exótica, causa impacto aos espectadores de sua beleza e tem sido utilizada em jardins contemporâneos e tropicais.

Como o seu crescimento é demasiado lento, ela necessita de pouca manutenção e podas.

medinilla magnifica

Floração

As inflorescências pendentes, surgem na Primavera e Verão e são muito duráveis. Longas, elas chegam a 30 cm de comprimento, e apresentam brácteas e flores róseas dispostas em cachos, como se fossem uvas, de onde deriva o nome popular de “uva-rosa”.

Regas

As regas devem ser moderadas, mantendo o solo levemente húmido. No outono e inverno, a rega deve ser feita somente quando o substrato estiver seco, para que não apareçam problemas com fungos e bactérias.

Luz

Devem ser cultivadas sob meia-sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e mantido húmido.

Não tolera o frio intenso ou encharcamentos. Necessita de pelo menos 4 horas diárias de luminosidade indirecta pela manhã ou pela tarde para que floresça satisfatoriamente..

Adubação

Para que esta planta seja estimulada a florescer na primavera e no verão é importante que receba adubações orgânicas mensais durante esse período.

Assim a Medinilla será estimulada a apresentar folhagem vigorosa e florações intensas. A sua multiplicação é feita por sementes ou estacas.

Propagação

Multiplica-se por sementes, estacas e por divisão da planta.

Ao dividir a Medinilla, certifique-se de deixar pelo menos um conjunto de folhas em cada caule que cortar.

A melhor época para a divisão é na primavera-verão.

A Medinilla magnifica é uma planta que possui vida longa e que são bem comuns durante as épocas de verão e primavera além de ter uma vida muito longa.

Com as suas lindas flores rosas esta planta destaca-se e dá um belo colorido ao jardim. Trata-se de uma planta que realmente tem uma aparência exótica, mas pode ficar muito interessante no seu jardim.

Dicas

Pulverizar a folhagem com regularidade, com água tépida, não calcária para evitar manchas foliares. Remover com cuidado as folhas mortas.

As folhas deverão ser limpas com regularidade, do pó acumulado.

Votos: 203 | Pontuação: 4.6

Olga Guedes

Adora flores, quer que sinta o cheiro e viva intensamente esta força da natureza.

Publicado por
Olga Guedes
Tags: medinilla magnifica uva rosa