5 dicas para manter o seu jardim bem cuidado

por Olga Guedes
0 comentário 28 visitas 5 minutos ler
A+A-
Repor

O jardim de uma casa é um dos cantos mais especiais de uma propriedade, pois quando os moradores passam tempo ao ar livre podem desfrutar da beleza deste espaço.

Assim como, é comum que o proprietário de uma casa ou apartamento que não tem um jardim queira preparar um jardim com as flores que mais gostam.

O cuidado e manutenção do jardim trazem harmonia para o ambiente e frequentemente são utilizados como terapia por muitas pessoas.

Seja qual for o estilo de decoração da sua casa certamente combinará com um jardim desde o mais simples ao mais sofisticado.

1)  Definir a área do jardim

O primeiro passo para quem deseja montar um jardim em sua residência é escolher em qual área da propriedade o jardim será instalado.

Se o jardim for externo é necessário tomar os devidos cuidados para preparar o solo para receber as plantas.

Para um jardim interno conhecido como jardim de inverno a questão da iluminação natural deve ser observada antes da sua instalação.

2)  Escolher as plantas

A escolha das plantas é um momento muito especial, pois requer não somente definir o critério estético do jardim, mas também selecionar as plantas adequadas para o tipo de clima e exposição à luz natural.

Desse modo, existem algumas espécies de plantas que são mais resistentes ao clima seco e a constante exposição solar como as suculentas, os cactos, a lavanda, a iúca e os gerânios.

Os cuidados com a suculenta e o cacto são muito similares, ambos tipos de plantas requerem muita luz solar e a frequência para regá-las não é constante.

A lavanda também é conhecida como alfazema, essa planta de pequenos arbustos exala um perfume delicioso no ambiente e se adapta bem ao clima frio e quente.

Enquanto a Iúca necessita de pouca irrigação para se manter forte e deve manter-se a meia sombra.

Os gerânios são plantas que requerem um cuidado especial para evitar a presença de fungos e bactérias.

Apesar desse tipo de planta se adaptar bem à exposição ao sol durante o período de altas temperaturas, é preciso ter uma atenção especial com elas.

manter o seu jardim bem cuidado

3)  Limpar a área do jardim

A limpeza do jardim faz parte da rotina de cuidados essenciais para manter um jardim bonito e para que as plantas possam crescer saudáveis e livres de insetos.

4)  Escolher os materiais que serão utilizados no jardim

Ter materiais específicos para cuidar do jardim é fundamental para manter o jardim bem cuidado, dependendo do solo e das plantas escolhidas serão necessários adubos, fertilizantes e uma irrigação planejada.

Do mesmo modo, as ferramentas para jardinagem são acessórios que não podem faltar na manutenção do jardim.

5)  Decore o jardim

Por último, trouxemos a dica da decoração do jardim, existem muitas ideias para se inspirar porque o universo do paisagismo e jardinagem estão em constante inovação.

O jardim pode contar com móveis decorativos feitos em vime, paletes, entre outros materiais resistentes às variações do clima.

Para quem busca uma decoração elegante e natural, o uso das pedras no desenho do jardim conseguem tornar esse espaço ainda mais belo e equilibrado.

Os caminhos de pedras assim como outras composições como jardim com pedras e madeira são composições que unem os elementos  naturais com a versatilidade.

Votos: 59 | Pontuação: 4.8

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.