Amamélis (Hammamelis virginiana) – Família Hamamelidaceae

por Olga Guedes
0 comentário 109 visitas 7 minutos ler
A+A-
Repor
  Reino:Plantae
  Divisão:Angiosperms
  Classe:Eudicots
  Ordem:Saxifragales
  Família:Hamamelidaceae
  Género:Loropetalum

Sobre a Amamélis

Devemos esclarecer que esta espécie nada tem a ver com o verdadeiro amamélis (Hammamelis virginiana) originário dos  Estados Unidos,  bastante conhecido pelas suas propriedades medicinais.

De aspecto informal e gracioso, é um arbusto perenifólio originário do oriente(china) e conhecido pela sua folhagem e florescimento decorativos sendo uma boa escolha para os jardins serranos.

Apresenta caule erecto e ramificado, com ramagem bem aberta, pouco densa.As suas folhas são ovais com nervuras bem delineadas.

Não necessita poda, mas pode-se podá-lo para renovar a folhagem e obter uma forma mais compacta,e flores mais saudáveis. Também pode ser conduzido como árvore, com caule único.

As inflorescências surgem na primavera e são caracterizadas por pequenos grupos de flores com pétalas estreitas, como fitas, e um pouco recurvadas.

Estes pequenos e vistosos conjuntos têm o aspecto de uma aranha, e podem ser de coloração rósea, branca, ou vermelha.

Excelente para cercas-vivas e bordaduras.Também podem ser cultivadas em vasos e ate como bonsais. Sem podas,  pode no entanto, atingir até 4 metros de altura.

Esta planta é resistente o suficiente para aguentar o frio e o calor, contudo se for muito excessivo pode ser necessário tomar alguns cuidados para proteger a nossa planta. Deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, levemente ácido, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente.

As podas de formação e renovação devem ser realizadas após o florescimento. Multiplica-se por sementes, estaquia e alporquia.

Características da Hammamelis virginiana

É uma planta perene que é conhecida pelas suas flores coloridas e folhagem atraente. Originária da América do Norte e da Ásia, esta planta é adaptada a uma variedade de condições climáticas e pode sobreviver em ambientes com temperaturas variáveis.

Amamélis (Hammamelis virginiana) - Família Hamamelidaceae

Escolhendo o Local de Plantio

A Amamélis (ou Hammamelis virginiana)prefere locais com sol pleno a parcial. Ela também precisa de solo bem drenado e pode tolerar solos argilosos, arenosos ou rochosos. Se possível, escolha um local que seja protegido de ventos fortes, pois pode ser danificada por ventos fortes.

Plantando

Pode ser cultivada a partir de sementes ou estacas. Se você estiver plantando a partir de sementes, comece as sementes dentro de casa em um recipiente com solo bem drenado. Se estiver usando estacas, corte um pedaço da planta, deixe a estaca secar por alguns dias e depois plante-a em solo bem drenado.

Amamélis

Cuidando de Amamélis

Uma vez estabelecida, é relativamente fácil de cuidar. Ela precisa de rega regular, mas tome cuidado para não encharcar o solo, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. A Amamélis também se beneficia de uma alimentação regular com um fertilizante balanceado durante a estação de crescimento.

Amamélis

Poda e Manutenção

A poda não é estritamente necessária, mas pode ajudar a manter a planta compacta e encorajar a floração contínua. Simplesmente remova as flores murchas conforme necessário para manter a planta com boa aparência e promover novas flores.

Problemas Comuns e Soluções

Ela pode ser suscetível a uma série de doenças e pragas, incluindo oídio, ferrugem, manchas foliares e ácaros. Se você notar qualquer sinal de doença ou infestação, é importante tratar o problema o mais rápido possível para evitar danos maiores à planta.

Cultivando Amamélis no Seu Jardim

Cultivar pode trazer beleza e interesse a qualquer jardim. Com um pouco de cuidado e atenção, você pode desfrutar das flores vibrantes e folhagem atraente desta planta encantadora.

Votos: 87 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.