Flor Amor-perfeito (Viola tricolor) | familia Violaceae

por Olga Guedes
1 comentário 70 visitas 7 minutos ler
A+A-
Repor
Nome Científico: Viola x wittrockiana
Nomes Populares: Amor-perfeito, Amor-perfeito-de-jardim, Violeta-borboleta
Família: Violaceae
Categoria: Flores Anuais, Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
Origem: Ásia, Europa
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual, Perene

Descrição da Flor Amor-perfeito

Amor-perfeito, a forma aberta e os maravilhosos coloridos destas flores tão apreciadas enchem de alegria o jardim durante todo o ano.

Existem centenas de formas disponíveis com flores em diversos tons: do dourado, ao laranja, carmim, roxo, preto, azul, lilás e branco. Muitas são bicolores ou mesmo tricolores.

Tradicionalmente são vivazes compactas, de crescimento em tufos, com flores muito bonitas e às vezes perfumadas como é o caso da Violeta odorota.

Viola tricolor (amores perfeitos) é uma das muitas espécies de plantas que têm ciclotídeos e características citotóxicas, e com estas características significa que ela pode ser usada para tratar cancro. Viola tricolor é uma planta que tem uma longa história de uso em fitoterapia.

Foi recomendada, entre outros usos, como um tratamento para a epilepsia, asma, doenças de pele e eczema.

Possui propriedades expectorantes, então é utilizada no tratamento das doenças pulmonares, como bronquite e coqueluche.

É também um diurético e é utilizada no tratamento de reumatismo e da cistite.

As flores do amor perfeito têm sido usadas para fazer corantes amarelo, verde e azul-esverdeado, enquanto as folhas são usadas para fazer um indicador químico.

O amor-perfeito é uma flor bienal selvagem eurasiática, É uma pequena planta rasteira que atinge no máximo 15 cm de altura, com flores de cerca de 1,5 cm de diâmetro.

Cresce nos prados e nas fazendas abandonadas, principalmente em solos ácidos ou neutros. É geralmente encontrada onde há sombra parcial.

Floresce de Abril a Setembro. As flores da viola tricolor ou amores perfeitos podem ser roxas, azuis ,vermelhas, amarelas ou brancas. É hermafrodita e auto-fértil, polinizada pelas abelhas.

O Amor-Perfeito é uma planta herbácea nativa da Europa

Os Amores Perfeitos são uma planta herbácea nativa da Europa

Eles crescem do outono até a primavera nos campos sombreados de terras montanhosas não cultivadas, prados, campos de colheita e pastagens.

Na Antiguidade, foi reconhecido como uma poção de amor e símbolo da memória.

A lenda grega conta que Zeus, o rei dos deuses, estava apaixonado por uma linda rapariga chamada Lo. A fim de protegê-la da ira de Hera, sua esposa, ele transformou-a numa jovem novilha.

Para alimentá-la com a grama mais delicada, ele ordenou que a Terra criasse em sua honra uma flor digna dela.

Como cultivar

Como cultivar a Viola tricolor

Em canteiros, vasos e jardineiras de qualquer tamanho, em local ensolarado e com substrato rico em composto orgânico, solto e bem drenado.

Geralmente floresce no outono e primavera. Pode manter a floração no inverno se a região tem um inverno ameno. A floração normalmente cessa nos meses quentes de verão.

Os amores-perfeitos cultivados nos jardins actualmente são principalmente híbridos, resultantes do cruzamento da espécie Viola tricolor com outras espécies do género Viola.

Actualmente existe um grande número de cultivares, com flores de muitas cores que formam um grande número de padrões, geralmente combinando três cores, mas também bicolores e de uma só cor ou até mesmo com quatro cores.

Em locais de clima ameno é considerada fácil de cultivar, podendo ser cultivada em vasos, jardineiras ou nos jardins, isoladamente ou em grupos.

Sendo flores muito resistentes são colocadas em espaços públicos com frequência.

Solo – Tolera várias condições de solo, mas o ideal é um solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado e moderadamente ácido, com um pH do solo entre 5,5 e 6.

Flor Amor-perfeito

Curiosidades da Viola tricolor

Nomes populares: Amor perfeito, erva da trindade, flor da trindade, amor perfeito ravo, viola, viola das três cores, violeta borboleta.

A flor do amor perfeito significa romantismo e amor duradouro, está associada à reflexão, pensamento e lembranças amorosas. Em francês é chamado de “pensée”, que significa pensamento.

Os amantes dariam a flor à sua amada como um sinal de amor antes de partir por tempo indeterminado, para ser lembrado.

Propriedades medicinais: expetorantes, diuréticas, anti inflamatórias, estimulantes, sudorificas, emolientes, antitumorais, laxantes, depurativas.

Mais info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Amor_Perfeito
Fotos: Pixabay

Votos: 124 | Pontuação: 4.4

Artigos Relacionados

1 comentário

Laís 31 Março, 2020 - 17:39

Muito lindas as imagens!

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.