Saiba como cuidar de Azáleas (Rhododendron simsii)

por Olga Guedes
0 comentário 48 visitas 7 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Rhododendron simsii
Nomes Populares: Azaléia, Azaléia-belga
Família: Ericaceae
Categoria: Arbustos, Cercas Vivas, Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado
Origem: Ásia, China
Altura: 0.4 a 1.2 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre as Azáleas

As Azáleas são originárias do Japão e da China e as suas flores são o símbolo chinês da feminilidade.

Têm como significado a elegância, a felicidade, a “Alegria de amar”.

As azaléias (ou Rhododendron simsii) são arbustos de folhagem verde-escura e floração abundante. As suas flores simples ou dobradas podem ter cores diferentes, como branco, rosa, vermelho ou mescladas.

Há muitas variedades com portes diferentes também, umas mais pequenas para plantio em vasos e para formação de maciços e outras maiores capazes de formar cercas vivas.

As Azáleas são na verdade um rododendro que se distingue dos outros pelo seu tamanho de crescimento e pela flor. Os rododendros desenvolvem inflorescências, enquanto a maioria das azáleas têm florações terminais – uma para cada talo.

Apesar disso, nascem tantas flores que durante as estações em que florescem formam uma sólida massa colorida cujas flores variam entre magenta, vermelho, laranja, cor-de-rosa, amarelo, lilás e branco.

São criadas várias variedades desta planta por ano.

Saiba como cuidar de Azáleas (Rhododendron simsii)

As azáleas gostam de terra ácida bem drenada e com bastante húmus.

Em vaso, faça uma mistura de terra para acidófilas com 20% de turfa e 20% de composto, para reter a humidade porque estas plantas agradecem uma terra relativamente húmida ao longo do ano.

Não gostam de ventos frios e não suporta sol directo muito forte.

A Azaléia-belga planta-se na Primavera ou no Outono e multiplicam-se por estaca.

O Festival das Azáleas realiza-se desde 1964 na Reserva Florestal de Recreio do Pinhal da Paz, Fajã de Cima nos Açores.

Felicidade e sabedoria em troca da sua atenção

As Azáleas são um complemento verdadeiramente multi-funcional em sua casa porque, além da sua beleza, traz felicidade e sabedoria.

Bastam algumas destas plantas em sua casa para que a sua capacidade de concentração melhore consideravelmente, assim o demonstrou uma investigação científica.

Além disso, os japoneses estão convencidos de que o dom das Azáleas é trazer boa sorte ao seu dono.

Definitivamente, a planta do mês de Dezembro é uma planta muito especial, que também nos brinda com uma floração vistosa, em troca de apenas alguns cuidados simples.

Características das Azáleas

São arbustos perenes que fazem parte da família das Rhododendron. Elas são conhecidas por suas flores exuberantes que variam em cor de branco a rosa, vermelho, laranja e roxo. Florescem na primavera, proporcionando um espetáculo de cores que pode durar várias semanas.

Escolhendo o Local de Plantio

As Azáleas preferem locais com sombra parcial a total. Elas também precisam de solo bem drenado e ácido. Se possível, escolha um local que seja protegido de ventos fortes, pois elas podem ser danificadas por ventos fortes.

Plantando Azaléia-belga

Podem ser cultivadas a partir de sementes ou mudas. Se você estiver plantando a partir de sementes, comece as sementes dentro de casa cerca de 2 a 3 meses antes da última geada esperada. Transplante as mudas para o jardim depois que o perigo de geada tiver passado e o solo tiver aquecido.

Cuidando da Azaléia

Uma vez estabelecidas, são relativamente fáceis de cuidar. Elas precisam de rega regular, mas tome cuidado para não encharcar o solo, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. Também se beneficiam de uma alimentação regular com um fertilizante ácido durante a estação de crescimento.

Cuidando da Azaléia

Poda e Manutenção

A poda não é estritamente necessária, mas pode ajudar a manter a planta compacta e encorajar a floração contínua. Simplesmente remova as flores murchas conforme necessário para manter a planta com boa aparência e promover novas flores.

Problemas Comuns e Soluções

Elas podem ser suscetíveis a uma série de doenças e pragas, incluindo oídio, ferrugem, manchas foliares e ácaros. Se notar qualquer sinal de doença ou infestação, é importante tratar o problema o mais rápido possível para evitar danos maiores à planta.

Cultivando Azáleas no Seu Jardim

Cultivar Azáleas pode trazer cor e beleza contínua ao seu jardim. Com um pouco de cuidado e atenção, você pode desfrutar das flores vibrantes e duradouras desta planta encantadora por toda a estação de crescimento.

Votos: 110 | Pontuação: 4.2

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.