Babianas (Flor de Veludo) – Familia Iridaceae

Nome Científico: Babiana stricta
Nomes Populares: Babiana, Flor-de-veludo
Família: Iridaceae
Categoria: Bulbosas, Flores Perenes
Clima: Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.1 a 0.3 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre as Babianas

A babiana é uma planta bulbosa, de textura herbácea, que encanta a todos com suas flores azuladas e delicadamente perfumadas. Suas folhas têm forma de espada, são eretas, plissadas, pubescentes, entouceiradas e alcançam de 20 a 30 centímetros de altura.

Elas crescem no meio do inverno e permanecem até o verão, quando amarelecem, secam e caem.

A Babiana Stricta é uma planta popularmente conhecida por Babiana e por Flor de Veludo, esse nome é devido a consistência das flores da Babiana, que é uma planta de textura herbácea (as plantas de textura herbácea são aquelas que possuem um caule não lenhoso que possuem portes e tamanhos variados, podendo adquirir a altura e os efeitos de um arbusto).

As flores surgem na primavera, em inflorescências elevadas acima da folhagem, por longas hastes. Elas são simples, com seis pétalas cada, em diversos tons de azul, roxo, rosa, amarelo, vermelho e branco, de acordo com a cultivar.

No jardim, esta florífera perfumada é excelente para a formação de maciços e bordaduras. Assim como outras bulbosas, ela confere sofisticação e charme à paisagem.

Os canteiros são de média manutenção, exigindo apenas regas e fertilizações durante o crescimento e floração, além de renovação a cada dois anos.

A babiana é conhecida também como flor-de-babuíno, Baboon flower em inglês, pois em seu habitat, elas têm seus bulbos desenterrados e comidos por estes primatas.

O Cultivo da Babiana Stricta

Existem muitas cultivares e híbridos de babianas, em diversas cores e tamanhos diferentes. Também pode ser plantada em vasos e jardineiras.

Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, preferencialmente arenoso, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.

A babiana aprecia o clima subtropical, com estações marcadas, mas inverno não muito rigoroso. Quando a planta inicia o amarelamento das folhas, as regas devem ser suspensas e retomadas no período de crescimento, ou seja, no meio do inverno.

Pode-se deixá-los a descansar na terra ou removê-los para guardar em local seco e fresco. Plantar com espaçamento de 8 centímetros entre bulbos. Multiplica-se por sementes e divisão dos bulbos menores formados entorno do bulbo mãe.

Cada rizoma produz numerosas hastes florais e cada haste tem uma ou mais flores em tons de branco, amarelo, azul e lilás. Babianas são resistentes.

Em áreas onde as temperaturas de inverno caem abaixo de zero, estas plantas podem ser plantadas em uma área protegida com uma exposição com uma espessa camada de folhas, feno, sal ou material similar.

Flor de Veludo - Babianas

O Uso da Babiana Stricta

A Babiana é uma planta de pequeno porte que possui o seu cultivo destinado para utilização unicamente de efeito ornamental e decorativa.

Quando cultivadas em jardins, a Babiana, esta bela planta florífera e perfumada (exala um aroma e perfume agradável que nos recorda o cheiro do limão), é excelente para formar maciços e bordaduras, conferindo um charme especial a paisagem daquele jardim.

A Babiana também pode ser cultivada em canteiros, podendo ser plantadas em vasos e jardineiras.

O Cultivo da Babiana exige uma manutenção de nível médio, exigindo que sejam realizadas as regas periódicas e fertilizações nos períodos de crescimento e floração da planta.

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-exterior/babianas/

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *