Flor-de-coral – Russelia equisetiformis

por Olga Guedes
0 comentário 69 visitas 3 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico:Russelia equisetiformis
Nome Popular: Flor-de-coral, Russélia
Família: Plantaginaceae
Categoria: Flores Perenes
Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 0.6 a 1.8 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Descrição da Flor-de-coral

A Flor-de-coral deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil, bem drenável, rico em húmus e irrigado regularmente.

Não tolera estiagens prolongadas. É bastante rústica e responde bem a adubação rica em fósforo e potássio, florescendo em abundância.

Da primavera ao outono despontam as inflorescências, com flores tubulares, de coloração vermelha, amarela ou branca, muito numerosas e bonitas. Os frutos, do tipo cápsula, têm pouca importância decorativa.

Ela é tolerante ao frio, ao vento e à salinidade, torna-se própria para regiões litorâneas. Aprecia o calor, podendo estender a floração por todo o ano em regiões tropicais e equatoriais.

Flor-de-coral

Origem e Características

Originária do Brasil, a Flor-de-coral é uma árvore de porte médio que pode atingir até 5 metros de altura. Ela é conhecida por suas flores de cor vermelha intensa, que se assemelham a corais, daí o seu nome.

As flores surgem no final do inverno e permanecem até o início da primavera, proporcionando um espetáculo de cor e beleza.

Cultivo e Cuidados

A Flor-de-coral é uma planta bastante resistente e de fácil cultivo. Ela se adapta bem a diferentes tipos de solo, desde que bem drenados. Prefere locais com sol pleno, mas também pode ser cultivada à meia-sombra.

A rega deve ser regular, mas sem encharcar o solo.

Benefícios e Usos

Além de sua beleza estética, a Flor-de-coral também tem usos práticos. Suas flores atraem beija-flores e borboletas, tornando-a uma excelente escolha para jardins e paisagismos voltados para a atração de fauna.

Além disso, a Flor-de-coral também é usada em algumas regiões como cerca viva, devido à sua estrutura ramificada e espinhosa.

Conclusão: A Beleza da Flor-de-coral

A Flor-de-coral é uma verdadeira joia da natureza. Com sua cor vibrante e forma única, ela traz beleza e vida para qualquer jardim.

Seja pela atração de beija-flores, pela criação de uma cerca viva ou simplesmente pelo prazer de admirar suas belas flores, a Flor-de-coral é uma adição valiosa para qualquer amante de plantas.

Votos: 73 | Pontuação: 4.7

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.