Flor-de-Outubro – Hatiora rosea

por Olga Guedes
0 comentário 50 visitas 4 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Hatiora rosea
Nomes Populares: Flor-de-outubro
Família: Cactaceae
Categoria: Cactos e Suculentas, Flores, Flores Perenes, Folhagens
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: América do Sul, Brasil
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Flor-de-Outubro

– Mantenha a Flor-de-Outubro em local arejado e bem iluminado. A falta de luz enfraquece muito estas plantas e se não receberem luz suficiente podem morrer. Porém não deixe-as pegar sol directo por mais que 4 horas, pois o sol directo pode queimar as folhas.

– Regue quando a terra estiver seca. Geralmente uma vez por semana, mas a frequência pode variar, dependendo da região onde mora. Em lugares com clima mais seco, aumente a frequência da rega.

– Mantenha a terra nutritiva, ou seja, adube a cada 2 meses. Pode adubar a Flor-de-Outubro com esterco, com farinha de osso ou com adubos vendidos em casas de jardinagem, como o Green-Fix, por exemplo.

Esterco fresco fermenta e pode matar a Flor

Dica: Seja sempre cauteloso com as adubações, pois adubo demais também mata qualquer planta. Então quando comprar adubo, leia as instruções e siga a quantidade descrita no rótulo. Se tiver dúvida, é melhor usar menos adubo do que usar em excesso.

Se usar esterco, certifique-se que ele está bem curtido, ou seja, bem seco e antigo.

Quando perceber que têm botões de flores, não as deixe ao sol directo, pois o sol desbota as flores.

Plante a Flor-de-Outubro em vasos, jardineiras e cestas pendentes, de forma que o efeito pendente possa ser valorizado. Ideal para adornar varandas,  pátios, salas de estar, escritórios, entre outras áreas protegidas do sol directo, porém bem iluminadas.

Seguindo as últimas tendências, a flor-de-outubro é uma espécie de eleição para os curiosos vasos invertidos (de cabeça para baixo) e para jardins verticais.

Flor-de-Outubro - Hatiora rosea

Origem e Características

Originária da Ásia, a Flor-de-Outubro é uma planta perene que pode atingir até 60 centímetros de altura. Ela é conhecida por suas flores cor-de-rosa intensas, que florescem no outono e podem durar até o início do inverno. As flores são pequenas, mas agrupadas em inflorescências que formam uma espécie de coroa, dando à planta um aspecto majestoso.

Cultivo e Cuidados

A Flor-de-Outubro é uma planta de fácil cultivo e manutenção. Ela prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica, e pode ser cultivada tanto a pleno sol quanto à meia-sombra. A rega deve ser regular, mas sem encharcar o solo. A planta é resistente ao frio e pode ser cultivada em regiões de clima temperado.

Benefícios e Usos

Além de sua beleza estética, a Flor-de-Outubro também tem usos práticos. Suas flores atraem abelhas e borboletas, tornando-a uma excelente escolha para jardins voltados para a atração de polinizadores. Além disso, a Flor-de-Outubro também é usada em arranjos florais, devido à sua longa duração e cor vibrante.

A Beleza da Flor-de-Outubro

A Flor-de-Outubro é uma planta que combina beleza, resistência e facilidade de cultivo. Seja para atrair polinizadores, para adicionar cor a um arranjo floral ou simplesmente para apreciar sua beleza, a Flor-de-Outubro é uma excelente escolha para qualquer jardim.

Votos: 79 | Pontuação: 4.5

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.