Girassol – Helianthus annuus

por Olga Guedes
3 comentários 38 visitas 11 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Helianthus annuus
Nomes Populares: Girassol, Mirassol
Família: Asteraceae
Categoria: Flores Anuais
Clima: Equatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América Central, América do Norte
Altura: 0.6 a 3.0 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Anual

Sobre Girassol

O Girassol (Helianthus annuus L.) é uma planta anual originária da América do Norte e Central, pertencente à família das Asteráceas.

É conhecido cientificamente como Helianthus annuus, é uma planta que é tão conhecida por sua beleza quanto por seus usos práticos. Originária da América do Norte, o girassol é agora cultivado em todo o mundo por suas sementes nutritivas e seu óleo valioso.

O girassol é famoso por causa do movimento de heliotropismo, isto é, as flores acompanham o movimento do sol.

O Girassol era o símbolo do sol nas culturas americanas antigas, já era cultivado há mais de 3 mil anos pelos indígenas do norte do México e foi introduzido na Europa em 1510.

As sementes, caules e folhas além da extrema beleza que possuem são utilizados com frequência como remédios, óleos, bálsamo e chás homeopáticos.

Caracterizam-se por serem plantas de caule grosso e robusto, de coloração esverdeada. Podem atingir alturas que variam de 2 a 3 metros, porém existem também espécies anãs de 40 centímetros de altura.

As folhas são ovais, opostas com nervuras visíveis e ásperas. As flores são bonitas e grandiosas, e o seu nome científico “Helianthus” que significa “flor do sol”, traduz perfeitamente a imponência e porte majestoso desta planta.

jarra com girassois

História e Origem

Ele tem uma longa história que remonta à antiguidade. Ele era conhecido pelos povos indígenas da América do Norte, que o cultivavam por suas sementes nutritivas. Hoje, é cultivado em todo o mundo, tanto por suas sementes e óleo quanto por sua beleza.

Características

É uma planta anual que pode crescer até 3 metros de altura. Ele é conhecido por suas grandes flores amarelas, que podem ter até 30 cm de diâmetro. As flores do girassol são na verdade compostas por milhares de pequenas flores, ou floretes, que produzem as sementes quando polinizadas.

Benefícios Nutricionais e para a Saúde

As sementes de girassol são incrivelmente nutritivas. Elas são ricas em vitamina E, selênio, e ácidos graxos ômega-6, além de serem uma boa fonte de proteína. O óleo de girassol, extraído das sementes, é usado em culinária e tem uma variedade de benefícios para a saúde.

Como Cultivar

Os girassóis são plantas de fácil cultivo que se adaptam bem a uma variedade de condições. Eles preferem sol pleno e solo bem drenado, e são tolerantes à seca uma vez estabelecidos. Podem ser cultivados a partir de sementes, que devem ser plantadas diretamente no local definitivo após a última geada da primavera.

Usos do Girassol

Além de seu valor nutricional, tem uma variedade de usos. As flores são usadas em arranjos florais e como plantas ornamentais em jardins. As sementes podem ser consumidas cruas ou torradas, e o óleo é usado em culinária e na produção de biodiesel.

Cuidados

Embora sejam plantas de baixa manutenção, os girassóis se beneficiam de alguns cuidados básicos. Eles devem ser regados regularmente, especialmente durante períodos de seca. Os girassóis também se beneficiam de uma alimentação regular com um fertilizante balanceado durante a estação de crescimento.

Para o cultivo do Girassol

Devem ser cultivados sob sol pleno, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica.

Algumas variedades podem tolerar a meia-sombra, mas o caule que se desenvolve frágil corre o risco de tombar com o peso da planta.

Aprecia as regas regulares, mas pode tolerar um curto período seco.

Multiplica-se facilmente por sementes postas a germinar na primavera e no verão.

O local deve ser bem ensolarado com, no mínimo, 4 horas de sol directo, todos os dias.

Por ser uma planta anual, recomenda-se o replantar a cada ano.

O solo ideal para o plantio deve ser composto de 1 parte de terra comum, 1 parte de terra vegetal e 2 partes de areia, tudo bem incorporado.

girassol

Regar sempre que o solo esteja seco e fazer adubações com regularidade

Não podemos esquecer de ressalvar a importância do girassol na alimentação de pessoas e animais, devido as suas sementes e forragem de elevado valor proteico e calórico, além de serem ricos em vitamina E.

O consumo periódico das sementes estimula o relaxamento muscular e dos vasos sanguíneos, controlando a pressão arterial.

O chá de folhas de girassol e adstringente, diurético e expectorante, sendo usado no tratamento de febres altas.

Actualmente também pode-se produzir biodiesel a partir do seu óleo, tornando-se uma excelente fonte de energia renovável.

Mais info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Girassol

Helianthus annuus

Girassol – a planta que traz felicidade!

A energia de sua cor e a imponência de seu formato são atributos que estimulam uma vida mais alegre, cercada de bons sentimentos, como o amor, a honestidade, o respeito e a solidariedade.

O girassol é uma flor que gosta de luz e de espaço. Para alcançar esses objetivos, ela se movimenta, gira seu caule acompanhando a trajetória do Sol e consegue encarar e sobreviver às intempéries.

https://youtu.be/_pcaQzrZT5Y

A lenda do girassol

A lenda diz que existia no céu uma estrelinha tão apaixonada pelo sol que era a primeira a aparecer à tardinha, no céu, antes que o sol se escondesse.

E toda vez que o sol se punha ela chorava lágrimas de chuva.

A lua falava com a estrelinha que assim não podia ser, que estrela nasceu para brilhar de noite, para acompanhar a lua pelo céu, e que não tinha sentido este amor tão desmedido!

Mas a estrelinha amava cada raio do sol como se fosse a única luz da sua vida, esquecia até a sua própria luzinha.

Um dia ela foi falar com o rei dos ventos para pedir a sua ajuda, pois queria ficar olhando o sol, sentindo o seu calor, eternamente, por todos os séculos.

O rei do vento, cheio de brisas, disse à estrelinha que o seu sonho era impossível, a não ser que ela abandonasse o céu e fosse morar na Terra, deixando de ser estrela.

A estrelinha não pensou duas vezes, virou estrela cadente e caiu na terra, em forma de uma semente.

O rei dos ventos plantou esta sementinha com todo o carinho, numa terra bem macia. E regou com as mais lindas chuvas da sua vida.

A sementinha virou planta!

Cresceu sempre procurando ficar perto do sol.

As suas pétalas foram se abrindo, girando devagarzinho, seguindo o giro do sol no céu. E, assim, ficaram pintadas de dourado, da cor do sol.

É por isso que os girassóis até hoje explodem o seu amor em lindas pétalas amarelas, inventando verdadeiras estrelas de flores aqui na Terra.

Sabia que…

  • as sementes são utilizadas na produção de óleo de cozinha, biodiesel, lubrificantes e sabonetes. Além de servirem como alimento para pássaros;
  • no México, as pétalas são refogadas em óleo e depois consumidas para garantir a felicidade dos noivos;
  • segundo a tradição húngara, basta colocar sementes de girassol na janela, no princípio da gravidez, para nascer um menino;
  • para os espanhóis, onze flores de girassol simbolizam sorte.

Votos: 178 | Pontuação: 4.8

Artigos Relacionados

3 comentários

Paula Lopes 13 Novembro, 2015 - 21:33

Esta flor transmite luz e paz!

Responder
Sandra tavares 19 Novembro, 2015 - 23:08

Olá, gostei do artigo. Vou recomendar este blog ás minhas amigas.
Sandra tavares
Vendo Perfumes Baratos

Responder
Ana Maria Freire Devotti 22 Junho, 2019 - 19:17

Gostei muito de saber mais sobre girassóis, amo demais.

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.