Heuchera (Heuchera sp)

por Olga Guedes
1 comentário 44 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Heuchera sp
Nomes Populares: Heuchera
Família: Saxifragaceae
Categoria: Folhagens, Forrações à Meia Sombra, Forrações ao Sol Pleno, Gramados e Forrações
Clima: Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado
Origem: América do Norte, Canadá, Estados Unidos
Altura: 0.4 a 0.6 metros, 0.6 a 0.9 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a heuchera

A heuchera é muito popular no paisagismo de países de clima temperado, como na Europa e na América do Norte, onde acrescentam cores vibrantes e textura a maciços, bordaduras, assim como em canteiros mistos, contrastando com outras espécies e variedades.

A heuchera é uma planta herbáceas, de folhagem e florescimento ornamentais, originária da América do Norte, onde são conhecidas como “Coral Bells“, que significa “Sinos de Coral” na tradução literal.

De crescimento compacto, elas chamam a atenção principalmente pela folhagem vistosa, colorida nas diferentes variedades e que lembram as begónias rex.

Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo arejado, drenável, rico em matéria orgânica e irrigado regularmente.

Geralmente as variedades de cores claras preferem locais mais sombreados, enquanto que as variedades com forte pigmentação vermelha ou arroxeada são preparadas para resistir em canteiros ensolarados.

Há no entanto, sempre que verificar as necessidades de cada cultivo no momento da compra, assegurando-se de que nível de luminosidade a planta em questão prefere.

Multiplica-se por divisão das touceiras e por sementes

Há centenas de cultivos com diferentes cores e tons de amarelo-limão, bronze, vinho, rosa, violeta, vermelho, chocolate, amarelo ocre e uma infinidade de verdes.

Também ocorrem belas variações em cores distintas das do restante da folha.

Floresce no Verão, despontando altas inflorescências do tipo paníncula, com numerosas flores em forma de sino, que podem ser róseas, vermelhas, amarelas, verdes ou brancas, de acordo com a variedade.

Estimule novas florações na mesma estação, removendo as inflorescências velhas das plantas que já floresceram.

Renove anualmente a sua folhagem através de uma poda mais drástica, realizada no início da Primavera, removendo assim as folhas danificadas pelo inverno e iluminando as novas folhas que surgem na base da planta.

Heuchera (Heuchera sp)

Cuidados com os Sinos de Coral

Os sinos de coral são uma planta bastante fácil de cultivar num local semi-sombreado, num solo bem drenado e organicamente rico.

Existem algumas cultivares híbridas que se podem sair bastante bem a pleno sol – embora necessitem de mais água para prosperar. Esta planta é uma boa escolha para dar cor a uma paisagem cheia de árvores de sombra.

Embora os sinos de coral não necessitem de muita manutenção, é possível cortar todo o caule da flor após a floração para colocar a energia da planta no crescimento de mais folhas.

Se as folhas ficarem um pouco esfarrapadas, especialmente depois do Inverno, cortá-las e um novo crescimento deve preencher-se rapidamente.

A decapitação regular das flores desbotadas ajudará a assegurar uma floração repetida durante todo o Verão e no Outono.

Tipos Sinos de Coral

As diferenças mais notáveis entre as variedades podem ser vistas nas suas variações de cor e textura da folhagem.

Há dezenas destas cultivares, incluindo:

Heuchera ‘Folhas de Outono’: Como o seu nome indica, as folhas desta variedade híbrida mudam de cor ao longo das estações, do vermelho ao caramelo e ao rubi.

Heuchera ‘Ruffles de Chocolate’: Esta variedade híbrida tem folhas rugosas com rica cor de chocolate na parte superior e borgonha profunda na parte inferior.

Heuchera ‘Especiaria Verde’: Este híbrido robusto tem folhas verdes grandes que são vencidas em castanho-avermelhado.

Heuchera ‘Marmelada’: Outra cultivar híbrida de fritos, as folhas desta versão aparecem em tons que vão desde umber a terra de siena profunda.

Heuchera ‘Citronelle: esta variedade tem folhas verde-amareladas brilhantes que são excelentes para iluminar áreas sombreadas.

Heuchera ‘Electric Lime’: Esta variedade impressionante tem folhas verdes brilhantes com veias vermelho-sangue.

Heuchera ‘Chefe do fogo’: A folhagem primaveril vermelha brilhante aprofunda-se lentamente até ao carmesim à medida que a estação avança.

Mais info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Heuchera

Votos: 97 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

1 comentário

Cecilia 17 Fevereiro, 2020 - 21:08

Não conhecia esta planta

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.