O Jasmim e a perfumaria

por Olga Guedes
2 comentários 39 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

A família do jasmim tem pelo menos 300 espécies. Entre eles está o jasmim oficinal, o mais perfumado. No entanto, é o grandiflorum, o preferido dos perfumistas.

Este último requer exposição ao sul e teme invernos frios e húmidos. Na verdade, é uma trepadeira que pode atingir mais de 10m de altura.

A folhagem é decíduo, muito fina, o que lhe confere elegância.

Conhecida como “A Flor”, a sua flor branca e estrelada é muito frágil, uma das razões pelas quais é colhida de madrugada antes de o sol aparecer e é tratada muito rapidamente.

A particularidade do jasmim Grasse cidade do sul da França e capital da perfumaria.

É um jasmim enxertado, e por isso que é menor em tamanho do que outros jasmins exóticos. Para Jacques Polge, perfumista da Chanel, suas qualidades sempre o surpreendem. “Tem um volume, uma profundidade, uma riqueza inigualável. Ele é para mim o jasmim de referência do qual todos os outros são medidos “.

Até aos anos 30, o jasmim era a principal produção de Grasse, por isso, participou no crescimento da indústria de Grasse desde o século XVIII. Desde a década de 1970, a família Mul, uma das últimas famílias a possuir campos de jasmim em Grasse, cuja produção é inteiramente da Chanel. Hoje outras famílias estão replantando plantas de perfume como o jasmim.

Este é o caso do Domaine de Manon, onde Carole Biancalana, terceira geração de agricultores, continua com 3,5 hectares de plantas aromáticas sem fertilizantes químicos. Desde 2008, é a casa Dior que compra a totalidade de suas colheitas para fabricar a essência do perfume J’adore L’Or. “Os extratos aromáticos são muito próximos do cheiro da flor ainda no caule.

É assim menos animal que o grandiflorum da Argélia. Além disso, sublima os outros produtos naturais, o que dá um rastro olfactivo animado a J’adore L’Or “, diz o criador perfumista de Dior, François Demachy.

Depois, a cultura foi gradualmente para o Egipto, depois para o Marrocos, para se tornar os dois grandes produtores antes que a Índia o fizesse. Este último país produtor produz um jasmim Sambac cujo cheiro é mais carnudo e animal.

De acordo com sua origem, o jasmim não tem o mesmo cheiro

  • jasmim Egito: profundo / sensual / ensolarado, frutado
  • jasmim Índia: frutado, com mel (um pouco de produção)
  • jasmim Sambac da Índia: flor de laranjeira, verde
  • jasmim Grasse: equilibrado, verde, um pouco animal
Jasmim

Como lembra Edmond Roudnitska, um grande perfumista, desde que temos a ideia de extrair o aroma dessas pequenas flores brancas, o jasmim tem sido a principal arma dos grandes perfumes.

Mas, você deve saber que esta pequena flor delicada contém cerca de 259 constituintes. Assim, o Dr. Edouard Demole identificou a hediona cujo nome é Metil dihidrojasmonato, utilizada pela primeira vez em 1966, por Edmond Roudnitska (3%) em Eau Sauvage de Christian Dior (https://www.perfumaria-online.com/christian-dior-perfume-eau-sauvage.html).

Em uma fórmula, a hediona traz fluidez, leveza e ao mesmo tempo um carácter tenaz! Podemos até dizer que ela age como um intensificador de aroma. E é assim que ela sublima o lado fresco.

A partir daí, há apenas um passo com a evolução da família das águas frescas, incluindo Eau Sauvage, Eau de Rochas , Eau de Guerlain etc..

A família da hediona continua a crescer com a hediona HC, mais pura e a molécula Paradisone, uma versão intensificada da molécula Hediona.

Lembrança de Bernard Ellena, um famoso perfumista de Grasse

Bernard nos conta como em “Ange ou Demon Le Secret”( https://www.perfumaria-online.com/givenchy-perfume-ange-ou-demon-le-secret.html) de Givenchy, ele usou o jasmim Sambac.

“Aqui eu preferi usar a variedade sambac da China. É uma flor perto do Jasmim Grasse, mas um pouco diferente do ponto de vista olfativo. “Sempre “jasminado”, oferece um efeito especial”.

Mais comummente, essa flor é usada na composição do chá de jasmim.

O Jasmim e os perfumistas

“Qual teria sido o Chypre de Coty, o número 5 da Chanel, O Joy de Patou e tantos sem o jasmim?”, gostava de dizer Edmond Roudnitska.

Para ele, o valor olfactivo do jasmim era que ele é ao mesmo tempo floral, fresco, expansivo e razoavel

mente tenaz. Em uma composição, ele trouxe todas essas qualidades, mas também era maleável, flexível com uma base sólida que o tornava universal.

Por sua parte, Céline Ellena, agora perfumista da Hermès, conta o que Jasmim evoca para ela e em que estado de espírito, ela imaginou “Jasmin de Nuit” de Different Company

“É o perfume dos jardins de minha infância, o jasmim do meu pai “nos diz Céline Ellena:” Eu me lembro do final do dia de verão, quando a noite era relaxante, calmante e que a terra adormecida respirava suavemente perfumes de flores, madeira e plantas, sensuais e íntimas.

O vento da noite nos trouxe grandes baforadas quentes de jasmim frutado e almiscarado, cujas trepadeiras invadiram as paredes de pedra seca que sustentavam as “tábuas”, aquelas tiras de terra em espaldeira, que se encontra em Grasse.

Esta é provavelmente a razão pela qual associei esta flor a um aspecto guloso e ao cheiro carnal da terra.

Votos: 80 | Pontuação: 4.8

Artigos Relacionados

2 comentários

Mariana 14 Maio, 2020 - 13:26

Tenho vários perfumes que contém jasmim porque adoro

Responder
Fernanda 14 Maio, 2020 - 13:26

Adoro o cheiro a jasmim

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.