Laranja (Citrus sinensis)

por Olga Guedes
3 comentários 36 visitas 8 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Citrus sinensis
Nomes Populares: Laranja, Laranjeira
Família: Rutaceae
Categoria: Árvores, Árvores Frutíferas
Clima: Continental, Mediterrâneo, Oceânico, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: Ásia
Altura: 6 a 9 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Laranja

A laranjeira é uma árvore de porte médio e copa densa, arredondada e perene.

A sua origem é controversa, diz-se que pode ser oriunda da Índia, China ou Vietname, mas sabe-se de fato que a laranja é consumida desde a antiguidade. 

O seu tronco e ramos apresentam casca castanho-acinzentada e são um tanto tortuosos. As folhas são verdes, brilhantes e muito aromáticas.

As laranjeiras devem ser cultivadas sob sol pleno, em solo fértil, profundo, enriquecido com matéria orgânica e irrigado a intervalos regulares.

O plantio das mudas deve ser realizado no início da estação chuvosa

É uma planta relativamente rústica e de fácil adaptação, apesar de ser sensível a uma infinidade de pragas e doenças que reduzem a sua produtividade.

Há variedades para as mais diversas condições climáticas, umas mais apropriadas ao clima ameno e outras mais adaptadas ao calor.

A laranja, fruto da laranjeira, é uma deliciosa fruta cítrica.

Laranja (Citrus sinensis)

A laranja é uma das frutas mais cultivadas no mundo

É muito consumida em sumos ou em preparações culinárias, como em bolos, caldas, geleias, chás, compotas, licores, gelados  e uma infinidade de outras sobremesas.

A sua polpa é surpreendente também em pratos salgados, como em molhos para aves, peixes e carne vermelha.

Os óleos essenciais de laranja, extraídos principalmente da casca tem ampla utilização na indústria de perfumes, cosméticos, produtos de limpeza e aromaterapia, com propriedades calmantes e anti-depressivas.

Escolha o local adequado para a laranjeira

Um dos pontos mais importantes para cuidar de uma laranjeira em espaços fechados é a escolha de um local com muita luz, ou bem iluminado, nos meses de Inverno. Uma estufa pode ser o ideal.

No Verão (Junho a Setembro), pode mover a árvore de fruto para o jardim, colocando-a num local quente, ensolarado e protegido.

Manter a laranjeira na temperatura certa

A temperatura mínima que a laranjeira pode suportar é de 10 – 13 graus. Se estiver ao ar livre ou numa área onde a temperatura desça aos 7 graus, a árvore pode morrer.

Se mantiver a planta ao ar livre num local protegido, envolva-a com lã de horticultura de forma a protegê-la caso a temperatura caia abaixo do desejável.

Quanto regar as laranjeiras

A quantidade de água necessária para alimentar a laranjeira depende do clima e das chuvas da região. No entanto, como regra geral, deve regar regularmente na Primavera e no Verão para evitar que a árvore murche com as temperaturas altas.

Borrifar as folhas com água no início da manhã, durante o Verão, dar-lhe-á a humidade necessária.

Pode dispensar a rega regular no Outono e Inverno, humedecendo o solo apenas quando ele estiver seco. No entanto, continue a borrifar as folhas regularmente no Inverno para estimular a polinização e a frutificação.

Nota: lembre-se que a quantidade de rega também afeta o conteúdo das frutas. Quanto mais regar, menor será o conteúdo sólido da laranja.

Como fertilizar laranjeiras

O tipo de fertilizante que der à laranjeira afectará o conteúdo da sua fruta. Um fertilizante rico em nitrogénio produzirá uma fruta com mais óleo na casca, enquanto um fertilizante com alto teor de potássio reduzirá o nível de óleo na casca.

Para aumentar a frutificação da laranjeira, deve aplicar entre 0.5 a 1 quilo de nitrogénio a cada ano na árvore. Qualquer fertilizante que der à árvore de fruto deve incluir potássio, fósforo e outros micronutrientes.

Se descobrir que a laranjeira não está a produzir frutos, apesar da aplicação de fertilizante, é melhor testar o solo para determinar o desequilíbrio nos nutrientes e assim arranjar o fertilizante adequado para compensar.

O nutriente adicional pode ser aplicado por meio de pulverização na árvore, uma a duas vezes por ano.

Laranja (Citrus sinensis)

Como podar a laranjeira

As laranjeiras não precisam de poda para serem moldadas. No entanto, remover galhos que crescem a menos de 30 cm da base da árvore e galhos danificados ou a morrer manterá a árvore saudável.

Qual o solo ideal para as laranjeiras

Para que as laranjeiras frutifiquem abundantemente, devem ser cultivadas em solo naturalmente rico em nutrientes.

Não adicione demasiado fertilizante ao solo, pois isso melhorará o crescimento da folhagem, mas prejudicará a floração e a frutificação.

Votos: 162 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

3 comentários

Vitor 17 Março, 2020 - 9:05

A minha fruta preferida

Responder
Célia 7 Abril, 2020 - 15:05

Pequeno almoço sem laranja não é pequeno almoço :)

Responder
Maria Diniz 13 Maio, 2020 - 21:05

Adoro laranjas

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.