Trepadeira-mexicana – Senecio confusus

por Olga Guedes
2 comentários 48 visitas 4 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Científico: Senecio confusus
Nomes Populares: Trepadeira-mexicana, Flama-do-méxico, Jalisco, Senécio-confuso
Família: Asteraceae
Categoria: Trepadeiras
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Semi-árido, Subtropical, Temperado, Tropical
Origem: América do Norte, México
Altura: 2 a 3 metros
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre Trepadeira-mexicana

A planta conhecida como trepadeira-mexicana é um tipo de liana muito graciosa e usada para ornamentação. Como tem um cultivo muito simples é ideal para os jardineiros iniciantes.

A Trepadeira-Mexicana é conhecida também pelos nomes de jalisco, flama-do-méxico ou ainda como senécio-confuso. Como seu próprio nome sugere, essas plantas são originárias do México.

Trepadeira-mexicana – Senecio confusus

A trepadeira-mexicana, é uma liana muito graciosa e ornamental, ótima para jardineiros iniciantes pela facilidade de cultivo. A sua ramagem é muito ramificada, de textura semi-lenhosa e apresenta folhas cordiformes ou em seta, com margens serrilhadas e coloração verde-escura.

As inflorescências são grandes, semelhantes a margaridas, com corola alaranjada e centro amarelo, que se torna vermelho com o passar do tempo.

A floração da Trepadeira-mexicana

A floração extende-se pelo ano todo em regiões quentes, mas é mais abundante na primavera.

Como é uma planta que cresce rapidamente e tem um visual mais rústico pode ser usada como uma planta anual. Indicada para fazer a cobertura de suportes como muros, treliças e cercas. Também pode ajudar a encobrir objectos do jardim, se tem entulhos pode contar com a trepadeira-mexicana como uma camuflagem.

As trepadeiras são plantas que podem ajudar a dar mais charme e elegância para os jardins bem como para as casas. Quem deseja que a sua casa ganhe um visual diferenciado pode apostar no uso dessas plantas nos muros, caramanchões e varandas.

Em geral essas plantas contam com um cultivo bastante simples de maneira que até mesmo os iniciantes na arte da jardinagem conseguem bons resultados.

Trepadeira-mexicana

O cultivo da Flama-do-méxico

O cultivo dessa trepadeira deve ser feito sob sol pleno ou então a meia-sombra. O solo deve ser fértil e se possível enriquecido com matéria orgânica. Para que a planta possa crescer forte é necessário que sejam feitas regas com regularidade no começo. Uma planta que não suporta frio e nem geadas.

No entanto, essa planta aguenta bem a seca e as podas devem ser feitas semestralmente. Num clima temperado o seu cultivo pode ser anual e a sua multiplicação pode ser feita com facilidade através de sementes ou estaca.

Mais info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_trepadeiras

Votos: 89 | Pontuação: 4.7

Artigos Relacionados

2 comentários

Lina 3 Fevereiro, 2020 - 17:06

Que linda esta flor

Responder
Silvia 13 Maio, 2020 - 17:04

Fiquei sem palavras perante esta beleza de flor

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.