Utilidades do vinagre no seu jardim

por Olga Guedes
3 comentários 86 visitas 4 minutos ler
A+A-
Repor

O vinagre está na moda. Ultimamente tem-se falado muito nos benefícios dele para a saúde e beleza.

No jardim, não poderia ser diferente. O vinagre é de fácil acesso, barato, e pouco tóxico para os animais e as plantas, se comparado com os defensivos químicos conhecidos como herbicidas, insecticidas, lesmicidas e tantos outros “cidas” perigosos para o meio ambiente.

A solução para cuidar do seu jardim sem prejudicar o meio ambiente ou a sua saúde é 100% natural e você provavelmente já tem: estamos a falar de vinagre branco.

O vinagre branco é um excelente produto que cuidará das suas plantas e, sendo 100% natural, também é ecológico.

Ele pode ser usado de maneiras diferentes, mas sempre sem efeitos colaterais.

Utilidades do vinagre no seu jardim

Controle as Ervas Daninhas

Em caminhos de paralelepípedo, pedras e outros em que elas insistem em crescer. Faça uma mistura de quatro litros de vinagre branco, com um copo de sal e duas colher de sopa de sabão em pó. Com um pulverizador manual ataque as plantinhas por alguns dias seguidos, preferencialmente em dias não chuvosos.

Tenha muito cuidado em não utilizar essa mistura em canteiros de flores e hortas, para não atingir as plantas úteis e não salinizar o solo do entorno.

Excelente efeito fungicida

utilizando duas colheres de sopa de vinagre num litro de chá de camomila. Pulverize sobre as plantas afetadas por mofos e outras doenças fúngicas.

Utilidades do vinagre no seu jardim

Mantenha animais longe do seu jardim

Assim como as formigas, animais maiores como cães, gatos, roedores, etc não apreciam o cheiro do vinagre. Encharcar um pedaço de tecido absorvente em vinagre e espalhar estes panos nos limites do jardim, delimitando-o, pode funcionar bem para manter os bichos à distância.

Mas é preciso reencharcar regularmente os panos avinagrados, pois perdem o poder repelente com o passar do tempo.

Faça armadilhas para moscas das frutas

O ácido acético presente, atrai as moscas das frutas, da mesma forma que as frutas maduras e em decomposição. Assim, você pode fazer armadilhas com uma solução com um litro de água, algumas colheres de vinagre de maçã e detergente líquido. Misture bem, coloque em garrafinhas abertas e pendure nas árvores frutíferas. As moscas atraídas ficam presas nas armadilhas e assim não colocam os ovos nos frutos.

Limpe as ferramentas de jardim

O vinagre vai remover a ferrugem e manter as empunhaduras de couro livres de mofo. Passe um pano humedecido em vinagre puro e veja os resultados. A limpeza rotineira feita dessa forma tem um efeito ainda melhor.

Votos: 98 | Pontuação: 4.7

Artigos Relacionados

3 comentários

Sérgio Meireles 11 Dezembro, 2018 - 18:46

Só tenho pena que não haja onde comprar,certas plantas que gostaria de ter. Principalmente trepadeiras de folha perene que deem flôr, perto de onde vivo.

Responder
Vitória 5 Fevereiro, 2020 - 13:31

Desconhecia, vou aproveitar toda esta informação, obrigada

Responder
Maria 13 Maio, 2020 - 16:30

Informação importante para quem gosta de cuidar das suas plantas

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.