Canangas-do-japão (Flor-da-Terra) – Família Zingiberaceae

por Olga Guedes
1 comentário 58 visitas 3 minutos ler
A+A-
Repor
  Reino:Plantae
  Divisão:Magnoliophyta
  Classe:Liliopsida
  Ordem:Zingiberales
  Família:Zingiberaceae
  Género:Kaempferia

Descrição das Canangas-do-japão

Flor duma beleza rara e dona de um perfume maravilhoso, a cananga-do-japão, ( Flor-da-Terra, Flor-da-Ressurreição, Lírio-Misterioso e sendo parente do gengibre, às vezes é chamada de “peacock ginger” (gengibre-pavão), devido ao colorido das suas folhas) é uma planta herbácea, rizomatosa, de folhagem e floração peculiares e ornamentais.

As folhas da Canangas-do-japão são grandes, erectas, largas, de cor verde-pálido, com manchas regulares centrais de cor verde-escura,com a parte inferior das folhas de tonalidade roxa e bronzeada. Atinge cerca 30 a 60 cm de altura.

Flor-da-Terra são flores delicadas e perfumadas

As flores delicadas e perfumadas, apresentam duas pétalas superiores e sépalas de cor rosa claro e duas pétalas inferiores rosa arroxeadas. O conjunto das pétalas lembra orquídeas e amores-perfeitos no aspecto.

Na primavera, surgem inicialmente as flores, brotando directamente do solo, em seguida, as primeiras folhas de uma linda folhagem entouceirada aparece, para aproveitar todo o calor e a luz da primavera e verão.

Canangas-do-japão

Rico em substâncias de reserva,o rizoma da planta permite que  entre em dormência no inverno, com o amarelecimento e queda das folhas.

Originaria da Ásia(Japão) prefere  ambientes quentes e húmidos e deve ser cultivada sob sol pleno ou a meia sombra. A ideia é que o ar que a circunda tenha sempre humidade, podendo tê-la próximo a fontes de água. As regas devem ser moderadas, pois em excesso pode levar ao apodrecimento dos bulbos ou surgimento de fungos.

Na medicina popular, os rizomas são usados em tratamentos de pele. São triturados – frescos ou secos – e misturados com água até formar uma pasta.

Canangas-do-japão
Canangas-do-japão

Votos: 77 | Pontuação: 4.1

Artigos Relacionados

1 comentário

Rita 4 Março, 2016 - 14:40

flor muito delicada

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.