Interior

Orquídea Olho de Boneca – Dendrobium nobile

Nome Científico: Dendrobium nobile
Nomes Populares: Olho-de-boneca, Dendróbio
Família: Orchidaceae
Categoria: Orquídeas
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia
Altura: 0.3 a 0.9 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Orquídea Olho de Boneca

A mais popular das orquídeas Dendrobium nobile tem como principal nome popular Olho de Boneca e é originária da China. A família dessa planta é a Orchidaceae, trata-se de um exemplar muito bonito que é bastante utilizado no paisagismo.

Em geral as flores desta orquídea costumam durar aproximadamente uns 30 dias, mas tudo depende da região e da temperatura durante a primavera.

Uma curiosidade sobre esta planta é que o nome Dendrobium vem do grego e significa planta que vive nas árvores.

Esse género tem cerca de 1000 a 1400 espécies, trata-se de um dos géneros com mais tipos de espécies.

Video da Orquídea Olho de Boneca

As Orquídeas Olho de Boneca devem ser cultivadas à meia-sombra ou pleno sol (apenas para locais frescos e ventilados), com regas frequentes no verão e reduzidas no inverno.

A adubação deve ser suave e diluída, preferencialmente orgânica. Actualmente encontramos adubos próprios para orquídeas.

Multiplica-se por divisão da planta, preservando pelo menos 3 pseudo bulbos para cada muda, com rizoma e raízes. Evite subdividir demais as plantas, sob pena de elas enfraquecerem muito.

A orquídea olho de boneca pode estar em ambientes internos ou externos, mas sempre em locais arejados.

O Cultivo da Dendróbio

Quando a Orquídea Olho de Boneca está na época de crescimento precisa de regas frequentes e abundantes, principalmente no verão. É importante ter o cuidado de deixar o substrato secar entre as regas para que as raízes não fiquem encharcadas.

Quando as raízes ficam encharcadas perdem a sua capacidade de respirar.

Na altura de escolher o local para cultivar a Orquídea Olho de Boneca é importante um espaço que tenha bastante luz e seja arejado.

Em regiões em que o verão é muito intenso é importante que as plantas não recebam luz solar directa nos momentos mais quentes do dia, pois isso pode queimar as folhas.

Orquídea Olho de Boneca - Dendrobium nobile

As raízes de todas as espécies de orquídea precisam ficar arejadas, portanto aconselha-se colocá-las num recipiente com furos, de barro – feito com fibras orgânicas e livre de substâncias tóxicas ou químicas.

O tipo de substrato utilizado também influencia no desenvolvimento das orquídeas, pois ele ajuda a conservar a água por mais tempo. Muitas pessoas usam placas de madeira, casca de coco e carvão.

Não enterre demais as mudas. Se não ficarem firmes, amarre a muda na lateral do vaso com uma arame, até que ela tenha raízes suficientes para se segurar sozinha.

Deixe num local com meia sombra e regue uma vez por semana. Tenha cuidado para não acumular água, pois as suas raízes podem apodrecer.

Para adubar o olho-de-boneca, use adubo líquido misturado na água da rega. Pode ser aplicado tanto nos vasos como nas que estão presas às árvores.

O adubo deve ser preparado conforme indicação do fabricante. A melhor época para adubação é no inverno, uma vez ao mês.

Tendo feito o plantio correto, os cuidados são os mais simples e também são mais direccionados para a manutenção.

DICAS – Muita atenção na hora de regar a sua orquídea.

É mais fácil matar uma orquídea por excesso do que por falta de água. A maneira correta de regá-las é por cima, deixando sempre a água escorrer totalmente.

Quando o clima estiver quente, regue pelo menos duas vezes por semana. Você saberá quando regá-la verificando se o substrato está seco – ele deve estar sempre húmido, mas jamais encharcado.

Mais Info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Orquídea

Votos: 102 | Pontuação: 4.8

Olga Guedes

Adora flores, quer que sinta o cheiro e viva intensamente esta força da natureza.

Publicado por
Olga Guedes
Tags: Dendrobium nobile Olho de Boneca Orchidaceae Orquídea Olho de Boneca