Planta-Jade – Crassula ovata

Nome Científico: Crassula ovata
Nomes Populares: Planta-jade, Planta-de-jade, Árvore-da-amizade, Bálsamo-de-jardim
Família: Crassulaceae
Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Cactos e Suculentas, Folhagens
Clima: Continental, Equatorial, Mediterrâneo, Oceânico, Semi-árido, Subtropical, Tropical
Origem: África, África do Sul
Altura: 0.4 a 1.8 metros
Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene

Sobre a Planta-Jade

A Planta-jade é um arbusto ornamental de folhas suculentas que atinge de 1 a 2 metros de altura.

Quando plantada em vasos, a planta-jade torna-se uma árvore em miniatura, formando um bonsai praticamente natural. No entanto, nesta espécie é um tanto difícil modificar a posição dos ramos, que quebram com facilidade.

Ela pode ornamentar tanto ambientes internos como externos, pois adapta-se a uma grande variação de luminosidade. Tenha cuidado, no entanto, de expor gradualmente uma planta que estava na sombra ao sol, para não provocar queimaduras nas folhas.

Planta-jade é resistente à luz directa do sol

No jardim, adapta-se bem a locais bem drenados, podendo formar renques formais ou informais, topiarias, ou grupos com outras plantas. É uma espécie de escolha para jardins de inspiração desértica, combinando com outras suculentas e cactáceas.

A planta-jade parece uma mini árvore, é uma espécie suculenta, perene, com folhagem e florescimento ornamentais. Ela é uma das suculentas mais fáceis de cultivar, tanto para jardineiros iniciantes como para aqueles de final de semana.

Demora para florescer, mas vale a pena esperar. Pode ornamentar tanto ambientes internos como externos, pois adapta-se a uma grande variação de luminosidade. É muito fácil de cuidar, a Jade dá-se bem em qualquer solo que não fique muito húmido, pois não tolera encharcamentos, o que provoca um rápido apodrecimento do sistema radicular e da base do caule.

Por este motivo, nunca deixe um pratinho sob o vaso da planta e reduza consideravelmente as regas no inverno.

CULTIVO – A Crassula ovata é uma planta muito fácil de cultivar, reproduzir e cuidar. Deve ser cultivada em pleno sol ou meia-sombra, mas tendo em conta que a sua floração será maior se a planta se encontrar numa posição bastante ensolarada. Adapta-se a vários tipos de solo desde que sejam bem drenados.

A Planta-jade é uma planta tolerante à seca, ao vento e às condições costeiras. Tolera geadas leves no inverno. Deve haver cuidado na rega, pois se for regada demais, o caule pode apodrecer. Multiplica-se facilmente por estacas.

CURIOSIDADES – O nome Crassula é o diminutivo do latim crassus que significa grosso, gordo ou suculento, dando nome ao género e a toda a família (Crassulaceae); O nome da espécie ovata significa em forma de ovo, referindo-se às suas folhas.

O género Crassula contém cerca de 150 espécies de plantas suculentas perenes e que podem ser encontradas em quase todo o mundo; As Crassulas têm uma maneira especial de reduzir a perda de água a partir de suas folhas sem limitar a sua capacidade de fotossíntese.

Planta-jade

ESTA PLANTA ATRAI RIQUEZA E PROSPERIDADE

 

É uma planta nativa da África, ganhou popularidade e beleza em todo o mundo pelas suas belíssimas folhas serem verdes da cor do jade e a forma oval  assemelha-se às moedas.

Segundo muitos especialistas em Feng Shui dizem que as plantas irradiam boas energias, positividade e afectam todas as áreas de nossa vida, principalmente, no mundo dos negócios.

A planta Jade simboliza boa sorte em todos os sentidos da vida, atrai dinheiro, prosperidade, riqueza material, fortuna, abundância, fartura e amizades maravilhosas, profundas e duradouras.

Mais info: https://pt.wikipedia.org/wiki/Crassula_ovata

Video Planta-jade:

Planta-Jade – Crassula ovata
4.6 (92.82%) 39 voto[s]

Copyright Blog Flores. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.blog-flores.pt/flores-de-interior/planta-jade-crassula-ovata/?shared=email&msg=fail

3 Comentários

  1. Patricia Tavares || at

    Tenho esta planta e gosto imenso.

  2. Rita || at

    Planta duradoura e bonita.

  3. Carla santos || at

    Onde posso comprar, adoro essa planta
    Obrigada

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *