Dracena de Madagáscar – Família Ruscaceae

por Olga Guedes
2 comentários 350 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

Nome Popular: Dracena de Madagáscar, dracena
Nome Científico: Dracaena marginata
Família: Ruscaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Madagascar
Sinonímia: Dracaena bicolor, Dracaena concinna, Dracaena cincta

Descrição da Planta Dracena de Madagáscar

A planta Dracena de Madagáscar é uma planta arbustiva, ramificada, de aspecto exótico e escultural, que pode alcançar até 5 metros de altura.

Suas folhas são longas, lineares, com cerca de 30 a 90 cm de comprimento e dispostas em roseta no ápice dos ramos.

Na planta original as folhas apresentam coloração verde escura com margens vermelhas estreitas.

No entanto, atualmente há muitas variedades hortícolas, com folhas de largura e comprimento diferentes, assim como exemplares tricolores, com listas de coloração branca, creme ou rosada.

Dracena é o nome de um género de plantas possuidor de várias espécies arbóreas, sendo as mais comuns arbustos de porte médio utilizados na formação de maciços para a decoração de jardins.

Algumas espécies maiores, conhecidos como dragoeiros, que atingem estaturas bem elevadas, que graças a isto são classificadas como árvores.

Planta Dracena de Madagáscar - Família Ruscaceae

O crescimento da dracena é de lento a moderado

A planta Dracena de Madagáscar geralmente apresenta grupos de folhas alongadas e estendidas de forma arredondada, formando círculos ou semicírculos, ficando em alguns casos com a aparência da palma de uma mão de muitos dedos.

A coloração das folhas variam desde tons de verde, por vezes com listas variadas, até vermelho escuro.

Esta planta dracena é excelente para interiores, e deve ser colocada em ambientes com boa iluminação, além de vasos grandes, que permitam seu desenvolvimento saudável.

Seus ramos podem ser tutorados para que fiquem retorcidos, de efeito mais escultural. A manutenção restringe-se à remoção das folhas baixas e velhas, e adubações anuais, além das regas semanais.

No paisagismo, destaca-se plantada isolada ou em grupos, em jardins contemporâneos, tropicais e de pedras.

Devem ser cultivadas sob sol pleno ou sombra parcial, em solo fértil, leve e enriquecido com matéria orgânica, com irrigações periódicas.

Planta tipicamente tropical, não tolera o frio ou ventos fortes.

Multiplica-se facilmente por estaca.

Aconselha-se regas diárias nestas plantas, obviamente sem encharcar o solo, para que não haja a proliferação de doenças fúngicas, como a ferrugem.

Podas de formação são dispensáveis, exceto talvez se você estiver cultivando espécies como a Dracena de Madagáscar e não deseja que ela fique demasiadamente alta.

Podas de limpeza podem vir a ser úteis para remover folhas murchas nas menores espécies da planta.

Como Cultivar a Dracena

É uma planta de fácil cultivo que prefere solos bem drenados e ricos em matéria orgânica. Ela se dá bem em áreas de sol pleno a sombra parcial, tornando-a uma opção versátil para diferentes partes do seu jardim.

Para plantar a Dracena, escolha um local com solo fértil e bem drenado. Plante os rizomas a uma profundidade de cerca de 5 cm e mantenha o solo úmido, mas não encharcado.

Cuidados com a Dracena de Madagáscar

Cuidados com a Dracena

É uma planta de baixa manutenção. Ela precisa de rega regular, mas é importante evitar o encharcamento do solo, pois isso pode levar ao apodrecimento das raízes. Durante os meses mais quentes, a planta pode precisar de rega mais frequente.

Alimentar-la com um fertilizante de uso geral a cada dois meses durante a estação de crescimento ajudará a promover o crescimento saudável.

A Dracena de Madagáscar é uma adição maravilhosa a qualquer jardim, graças à sua folhagem vibrante e facilidade de cuidado. Se você está procurando uma planta que possa trazer um toque de cor e beleza ao seu espaço, ela é uma excelente escolha.

Para mais informações, clique aqui.

Votos: 99 | Pontuação: 4.6

Artigos Relacionados

2 comentários

Paula Nunes 14 Maio, 2016 - 13:08

Tenho esta planta na entrada do meu prédio

Responder
Antónia Fradinho 1 Abril, 2018 - 16:24

Esta planta pega por estaca??? tenho uma que está tão alta, gostaria de saber se posso cortar uma pernada e plantar noutro vaso. Muito obrigada desde já.

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.