- Bonina – Bellis perennis
- Orquídea-grapete – Spathoglottis unguiculata
- Como cultivar suculentas
- Picão-preto – Bidens pilosa
- Saia-roxa – Datura metel
- Arbusto-borboleta – Polygala myrtifolia
- Angelônia – Angelonia angustifolia
- Maxilária-côco – Maxillaria tenuifolia (Orquídea-coco)
- Cebolinha francesa – Allium schoenoprasum
- Utilidades do vinagre no seu jardim
- Caládio – Caladium bicolor
- Calicarpa-chinesa – Callicarpa nudiflora
- Orquidea Dendrobium loddigesii
- Bromélia imperial – Alcantarea imperialis
- Flor-da-fortuna – Kalanchoe blossfeldiana
Valeriana – família das valerianáceas

Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Clado: asterídeas
Ordem: Dipsacales
Família: Valerianaceae
Género: Valeriana
Descrição da Valeriana
As flores são brancas ou róseas, e os seus frutos, providos de uma só semente, que se acha inteiramente livre dentro do pericarpo fino, são pequeníssimos.
Valeriana L. é nome de um gênero de plantas herbáceas perenes da família das valerianáceas, nativas da Europa e do norte da Ásia — porém amplamente distribuídas pelo planeta, portanto encontradas também nas Américas. Inclui mais de 200 espécies.
Chama-se valeriana, por extensão, qualquer espécie desse gênero, como, por exemplo, a valeriana-comum, ou, simplesmente, valeriana, Valeriana officinalis, com inflorescências perfumadas e raízes grossas com odor característico forte e doce, das quais, adequadamente tratadas (maceradas, trituradas, dessecadas e acondicionadas), se preparam medicamentos fitoterapêuticos de efeito ansiolítico, tranquilizante e até anticonvulsivante, classicamente utilizados em medicina, por conterem drogas ou princípios ativos que lhes conferem tais propriedades.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) reconhece as propriedades da valeriana para tratamento de ansiedade.
A valeriana é uma planta muito utilizada por quem sofre de insônia ou outros problemas relacionados ao sono, pois ela relaxa, ajuda a dormir ou a ter uma boa noite de sono, sem a sensação de desorientação ao despertar, comum ao usar um sonífero químico.
Também é uma boa auxiliar para quem está tentando se livrar de algum vício, como o tabagismo, pois funciona como um ansiolítico, por isso, é usada em casos de ansiedade e stress ou pessoas que são hiperativas,que não conseguem relaxar, actua no sistema nervoso e acalma, sendo excelente para alívio da musculatura tensionada e não interfere na concentração.
Sendo muito equivalente aos medicamentos químicos,tem a vantagem de apresentar menos reacções colaterais e nenhum risco de dependência. Os efeitos são um pouco mais demorados do que os de soníferos químicos.
Para fazer o chá, ferva agua e adicione depois uma colher de chá das raízes e do caule e deixar em infusão, tapada, por cinco minutos e coar.
As gravidas não o devem tomar,e não se deve beber durante mais de 10 dias porque pode causar dores de cabeça ou estado de sonolência.
https://www.blog-flores.pt/flores-plantas-medicinais/valeriana/?share=google-plus-1
Paula Leal || at
Gosto muito deste chá.