Principais doenças que aparecem nas plantas

doencas nas plantas 88

Compreender quais são os principais tipos de doenças nas plantas e os principais sintomas característicos de cada uma, bem como o que precisa dominar para prevenir e combater essas doenças é essencial para sustentar o bom crescimento e desenvolvimento das suas plantas favoritas.

Saber fazer o controlo de pragas e doenças que aparecem nas plantas é também indispensável.

É importante compreender que as plantas são organismos vivos e que tal como nós, sofrem com a entrada de parasitas da mesma maneira que com as condições colocadas pelo habitat ao seu redor.

Temos que ter em mente que a existência de doenças nas plantas é algo contínuo e natural e que por esse motivo é necessário conhecer os sintomas e as formas de tratamento para que o dano seja minimizado.

Doenças que aparecem nas plantas

Bolor-cinzento (Botrytis)

Este fungo de apodrecimento cria um pó bolorento branco-acinzentado em folhas, flores e caule. Surge em condições atmosféricas de calor e humidade.

Uma solução – afaste as plantas umas das outras e não use adubo com excesso de azoto. Retire imediatamente as partes da planta que morreram.

Botrytis Cinerea

Este fungo ataca inúmeras espécies vegetais e em diversas fases de desenvolvimento, tanto vegetativo como reprodutivo. Esta moléstia pode atacar plantas novas assim como flores e frutos.

Revela-se como uma importante doença pós-colheita. Um dos sintomas principais desta doença é o aparecimento de um “mofo acinzentado” em diversas partes da planta.

Os sintomas iniciam antes de tudo com queimaduras no ápice das folhas e podem expandir-se até a base e o pecíolo.

Os sintomas da ferrugem compreendem sobretudo o surgimento de manchas que surgem, numa primeira fase, na parte de cima das folhas das plantas.

As manchas que aparecem nas folhas revelam maioritariamente cor amarela, com um tom esverdeado ou alaranjado e vermelhas no centro.

Algumas semanas depois do aparecimento das manchas, elas adquirem uma textura poeirenta que mostra que o fungo se está a reproduzir. As folhas mais atacadas podem ficar disformes e cair prematuramente.

Míldio: refere-se a uma doença provocada por fungos da família das peronosporáceas (subdivisão mastigomicotina) que ataca os órgãos das plantas, gerando uma camada pulverulenta semelhante à farinha.

Doenças Que Aparecem Nas Plantas

Míldio verdadeiro

É reconhecível pela camada branca e farinhenta que, na maioria dos casos, cobre as faces exteriores das folhas, os cálices (periantos) das flores e os rebentos jovens e tenros. As folhas tornam-se acastanhadas e acabam por secar.

São vários os agentes infecciosos, frequentemente especializados num tipo de planta.

Uma solução – os fungos surgem quando os dias são soalheiros e quentes e à noite há formação de orvalho. Coloque as plantas num local arejado e não use adubo com excesso de azoto.

Extractos de tanaceto ou de cavalinha têm um efeito fortificante e, em caso de ataque mais forte, utilize um preparado de enxofre.

doenças plantas - Doenças Que Aparecem Nas Plantas

Míldio falso

As marcas típicas são as manchas de um violeta claro ou avermelhado, delimitadas pelos veios das folhas; na face interior da folha encontram-se as áreas de esporos, de cor esbranquiçada ou acastanhada, que se assemelham a uma camada de pó.

Os bacilos especializam-se num tipo de planta.

Uma solução – o ataque é causado por condições atmosféricas frias e húmidas, como tal, proteja da humidade atmosférica e de substrato e ventile bem. Deve destruir as folhas e plantas afectadas.

Doenças nas plantas – manchas nas folhas

As marcas dependem dos diferentes bacilos, que podem provocar manchas negras e redondas nas folhassobretudo em caso de humidade contínua. As manchas têm por vezes rebordos de cor vermelha a violeta e, eventualmente, grãos negros em cima.

Solução – evite uma alta humidade atmosférica e que ocorram lesões. 

Não coloque as plantas muito perto umas das outras e não utilize atempadamente as partes afectadas. Os preparados de cavalinha são bons profilácticos.

doenças nas plantas - Doenças Que Aparecem Nas Plantas

Fumagina

A fumagina é uma doença provocada por fungos. A presença deste fungos regra geral indica que uma planta foi afectada por uma praga sugadora de seiva.

Os fungos não atacam a planta directamente, mas o seu crescimento fica completamente comprometido e pode reduzir o vigor das plantas, impedindo a fotossíntese.

O fungo apresenta-se como uma camada negra na substância viscosa resultante de dejectos dos animais. A planta definha.

Uma solução – combata os insectos sugadores que causam a substância viscosa, como os pulgões; limpe a camada negra.

Votos: 2 | Pontuação: 5

Partilhar este artigo
  • 1
    Share

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *