Utilizações do Bicarbonato de Sódio no seu jardim ou horta

por Olga Guedes
3 comentários 103 visitas 5 minutos ler
A+A-
Repor

O bicarbonato de sódio é um item básico que não pode faltar na sua casa. Já deve ter ouvido falar bastante nele, mas conhece as inúmeras funções deste pozinho super-versátil?

O bicarbonato de sódio pode ser empregado para fortalecer as plantas do seu jardim, potencializando o processo natural de fotossíntese e, fortificando e fazendo as folhas crescerem mais.

Deve experimentar o bicarbonato nas folhas, porque ele não é benéfico para todas as plantas.

Pulverize uma mistura de um pouco de bicarbonato de sódio com vinagre. Em 24 horas, verifique se a planta apresenta algum sinal de desconforto.

Utilizações do Bicarbonato de Sódio no seu jardim ou horta

Fungicida

Faça um fungicida natural com quatro colheres de sopa de bicarbonato e cinco litros de água e pulverize, quando necessário, a sua horta ou jardim.

Revitalizar rosas

Misture uma colher de sopa de bicarbonato, meia colher de sopa de amoníaco e uma colher de sopa de sal de Epsom em cinco litros de água e regue as suas rosas. Vai ficar surpreendido com os rápidos resultados.

Controlo de ervas espontâneas

Não gaste dinheiro a comprar herbicidas caros e perigosos quando pode fazê-los em casa. Basta pôr bicarbonato nas ranhuras do cimento onde elas costumam nascer e repita até que elas não voltem a despontar.

Fazer o teste de pH

O bicarbonato permite medir a acidez do solo de uma maneira simples. Molhe a terra e deite bicarbonato de sódio. Se começarem a aparecer bolhas de ar, o pH está abaixo de 5 e o solo está ácido.

Tornar os tomates mais doces

Se o tomate tende a ser ácido, coloque bicarbonato à volta da planta e em princípio ficarão mais doces.

Matar lesmas

Se vir lesmas atacarem a horta, basta deitar um pouco de bicarbonato de sódio sobre elas e acabou-se.

Utilizações do Bicarbonato de Sódio

Repelir animais indesejáveis – Para afastar animais como as formigas e os coelhos, basta espalhar bicarbonato de sódio nos limites da horta ou jardim.

Para plantas alcalinas – Plantas como as begónias ou os gerânios gostam de solos alcalinos. O bicarbonato é uma boa solução para pôr na água de rega e vê-las a despontar.

Retirar odores do composto – Fazer composto é a melhor forma de providenciar nutrientes para a horta, às vezes pode acontecer criar mau cheiro. Para combatê-lo, espalhe bicarbonato de sódio ao redor da compostagem para absorver os odores.

Prolongar a vida das flores – Se as flores murcham, experimente colocar bicarbonato no fundo do vaso e vai ver como aguentam bonitas mais tempo.

Limpar vasos de barro usados – Às vezes, não é fácil limpar estes vasos e usar produtos químicos fortes pode ser prejudicial. Lave com bicarbonato de sódio para um bom resultado.

Bicarbonato de Sódio

Lavar as mãos – Trabalhar na horta deixa muitas vezes as mãos com uma sujidade difícil de lavar. Em vez de esfregar com sabão, use bicarbonato. Passe as mãos por água, esfregue e passe novamente por água. Elas ficarão limpinhas!

Matar a lagarta-da-couve – As lagartas-da-couve podem ser uma grave ameaça e causar grandes devastações na horta. Coloque bicarbonato de sódio à volta das plantas ou mesmo sobre as lagartas e elas secam. Repita este procedimento se necessário.

Votos: 106 | Pontuação: 4.5

Artigos Relacionados

3 comentários

Luisa figueira 24 Agosto, 2019 - 9:55

Bom dia,pode por favor me ajudar a tratar o meu abacateiro(hass) plantado há 15 dias e que apresenta agora manchas de ferrugem em algumas folhas. Tenho medo k a arvore fique doente logo no principio.
Gratidão,
Luisa

Responder
Rosa 13 Março, 2020 - 16:32

Desconhecia por completo… vou aproveitar

Responder
Marta 8 Maio, 2020 - 16:24

Boa informação

Responder

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.