Para muitas empresas, uma rede de afiliados pode ser um aspeto extremamente significativo da sua estratégia de marketing. Isso implica que selecionar um parceiro adequado é essencial. Eles não podem simplesmente escolher um aleatoriamente e esperar que o parceiro gere links de afiliados exclusivos e ganhe comissão sobre qualquer indicação ou coisa que vender.
Afinal, qualquer problema com a pessoa escolhida pode prejudicar a marca da sua empresa e o crédito junto aos seus clientes. Considere o seguinte exemplo: a pessoa A anuncia slots online do Casino B na mídia social. Esse cara será preso um dia por esquemas de pirâmide e crimes financeiros. Como resultado, o casino vinculado à Pessoa A perderá a confiança dos seus utilizadores, mesmo que não cometa nenhum tipo de fraude nos seus resultados.
Quem podem ser seus parceiros?
Os afiliados podem incluir:
- Blogueiros
- Celebridades da mídia social
- Outros proprietários de sites e empreendedores da Internet
- Influenciadores da indústria
- Especialistas no assunto
- Os seus clientes atuais
Eles não precisam ter conhecimento do seu produto, mas devem ser confiáveis no mesmo nicho ou pelo mesmo público que a empresa afiliada.
O que mais todos esses diferentes tipos de afiliados têm em comum? Eles adicionarão links rastreáveis à sua página (links afiliados) nas suas próprias redes em troca de receita, que geralmente é uma comissão sobre cada transação que eles ajudam a fazer. Como resultado, toda empresa precisa ser inteligente na sua busca por afiliados, para não desperdiçar recursos.
Então, quando está a procurar um parceiro de programa de afiliados, o que deve observar? Aqui estão algumas dicas!
Entre em contacto com blogues de nicho ou influenciadores.
Blogueiros e influenciadores tornam-se excelentes afiliados, pois já possuem seguidores que acreditam no que eles dizem. Esse fator de confiança entregará leads diretamente à sua porta se a pessoa correta endossar o seu produto e fornecer um link de afiliado para seu site.
Mas não escolha qualquer pessoa; em vez disso, procure indivíduos que tenham um público-alvo e uma especialidade semelhantes aos seus e recrute-os como afiliados.
Se a base de utilizadores de um blogueiro ou influencer coincidir com a da sua marca, eles trarão leads direcionados que confiam nos seus conselhos. E se ele for um especialista na área em que o seu produto ou serviço se encaixa, a sua autoridade aumentará a probabilidade dos seus leitores acreditarem na sua sugestão. Assim, haverá uma conversão ainda maior.
Convide os seus próprios clientes como parceiros afiliados
Não é nenhuma surpresa que os seus clientes atuais satisfeitos possam ser alguns dos seus melhores defensores. Eles já estão familiarizados com os seus produtos e serviços e podem até mesmo endossá-los para outras pessoas.
As pessoas já acreditam nas recomendações dos seus colegas. Dessa forma, os seus clientes não precisam ser criadores de conteúdo, influenciadores ou especialistas para causar efeito.
Por que não encorajar os seus maiores clientes a se juntarem pessoalmente ao seu programa de afiliados? Eles podem ganhar uma comissão em cada venda bem-sucedida compartilhando com amigos, familiares ou seguidores (o que eles já podem estar a fazer!). Isso não apenas demonstra a sua gratidão, mas também fortalece as conexões e a lealdade do consumidor.
Crie uma página inicial do programa de fácil acesso.
A página inicial do seu programa de afiliados é extremamente importante no recrutamento e localização de afiliados. Ele serve como o centro do seu programa e contém todas as informações de que um afiliado em potencial precisa. Quando se trata de atrair afiliados para participar do seu programa, a transparência é essencial.
O site do programa de afiliados deve incluir informações sobre as comissões que fornece, os benefícios de ingressar no programa e o que os parceiros devem fazer para ganhar uma comissão.
Em seguida, verifique se a página de destino do programa de afiliados está otimizada para mecanismos de pesquisa. Coloque links facilmente acessíveis para a página no seu site e quaisquer outros canais de marketing digital que um afiliado possa visitar. Uma página de programa de destino pode economizar muito tempo e esforço ao trazer afiliados em potencial!
Recorra a anúncios patrocinados.
Anúncios pagos, embora caros, são outra técnica para atrair profissionais de marketing para seu programa de afiliados. A maneira mais comum é o Google AdWords, que fornecerá um amplo alcance, desde que você escolha as palavras-chave corretas para segmentar. No entanto, os anúncios do Facebook e os anúncios do LinkedIn também podem ser eficazes, pois permitem que você personalize os seus anúncios para públicos altamente específicos. Concentre-se em palavras-chave especializadas, como “programa de afiliados [de determinado setor ou produto]” e destaque a sua comissão de afiliado no anúncio.
Se conseguir implementar essas dicas, terá mais oportunidades de sucesso com o seu programa de afiliados. Tudo dependerá dos afiliados escolhidos e da forma como conduz a parceria.