Brindes corporativos para criarem uma “consciência mais verde” nas empresas

por Olga Guedes
0 comentário 14 visitas 6 minutos ler
A+A-
Repor

O conceito de sustentabilidade no mundo corporativo é cada vez mais importante.

Neste artigo, vamos focar-nos na importância da consciência verde dentro das empresas e de como os brindes corporativos podem desempenhar um papel importante nesse trabalho de consciencialização.

Criar na empresa uma maior consciência sustentável não só estará a cumprir o seu desígnio social perante os desafios da atualidade e do futuro, como será sempre motivo de orgulho para quem nela trabalha.

E qual é o caminho das empresas para essa consciência mais verde? Há várias dimensões que são importantes enumerar.

  • Educação e literacia verde das lideranças
  • Digitalização
  • Análise dos recursos físicos / infraestrutura
  • Gestão dos resíduos
  • Colaboração com fornecedores alinhados com os valores de sustentabilidade
  • Diminuição do uso de descartáveis
  • Incentivo à redução do consumo de água e energia
  • Estímulo do uso de transporte coletivo e/ou bicicletas
  • Analisar os dados de consumo
  • Implementação de normas de qualidade, em particular a ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental
  • Analisar os recursos utilizados pela empresa e os dados de consumo 
  • Reduzir, reciclar ou reaproveitar
  • Investimento em Marketing Verde 
  • Incentivo práticas sustentáveis e implementação de políticas de conscientização
  • Envolver a equipa

Os brindes corporativos na consciencialização verde

Os trabalhadores são o pulsar das empresas e é para estes que devem ser dirigidos os maiores esforços em matéria de consciencialização verde.

Para além de informação através de campanhas, cursos, palestras e ações de voluntariado, há outra forma de “abraçar” os trabalhadores para esta luta diária e, ao mesmo tempo, com a empresa: os brindes corporativos.

Antes de escolher que brindes corporativos “verdes” oferecer, deve ser elaborado um estudo sobre a empresa e o tipo de serviço que presta, bem como a marca, identidade e valores.

Ter alinhamento estratégico e visão holística é necessário para que o efeito seja o pretendido.

Deve-se, também, conhecer muito bem o perfil da equipa e dos trabalhadores para perceber quais os brindes corporativos que melhor podem funcionar.

Uma coisa é certa: a criatividade é central para desenvolver brindes que acrescentem valor e significado.

De vasos personalizados a kits de jardinagem

Nesse sentido, e com essa criatividade em mente, apresentamos uma lista de potenciais brindes corporativos – mais ou menos (im)prováveis – que podem ajudar a criar “consciência mais verde” nas empresas.

1.     Vasos personalizados

Que melhor homenagem à Natureza e ao ambiente do que ter vasos personalizados onde colocar uma planta em casa ou no escritório? Este brinde pode ser complementado com alguns saquinhos de sementes.

Personalize o vaso com as cores da sua empresa, e permita aos seus trabalhadores cuidar da Natureza – um dia de cada vez.

2.     Luvas de jardinagem

Certo, não são precisas luvas de jardim para tomar conta de uma planta em vasos personalizados. Mas se forem várias plantas em vários vasos, a opção torna-se razoável.

Para além disso, imaginamos que entre os seus colaboradores possa haver quem viva no campo. Estar em contacto direto com a Natureza é a melhor forma de a viver, cuidando e protegendo.

Umas luvas de jardim personalizadas são uma excelente opção como brinde corporativo “verde”.

3.     Rede de Sesta

Este é um brinde corporativo que passa mais do que uma mensagem. Em primeiro lugar, reforça a importância do descanso dos seus trabalhadores. Depois, incentiva a momentos mais próximo da Natureza, já que é um excelente artigo para ter num jardim.

4.     Conjunto de Jardinagem

Se quiser ir mais além do que os vasos personalizados ou as luvas de jardinagem, este kit é a escolha certa. Contém sete ferramentas que podem ser personalizadas com o logótipo e a imagem da sua empresa.

5.     Bónus: Garrafas de vidro personalizadas

As garrafas de vidro têm uma vantagem evidente: a de contribuírem para a saúde porque, de forma simples, beber água faz bem. Depois, por questões de usabilidade – porque são de facto artigos muito úteis.

E depois, porque ao contrariar o uso de garrafas de plástico, são também importantes no âmbito da sustentabilidade e da consciencialização verde.

As garrafas de água de vidro personalizadas podem ser decoradas de diversas formas, sendo assim artigo flexíveis para as marcas adaptarem ao seu estilo e imagem.

O mundo vive uma crise climática sem paralelo na história da humanidade. Pequenos gestos podem ajudar a transformar esta realidade e a salvar o planeta.

Pensar global e agir local não é apenas um clichê e as empresas já perceberam que também têm espaço e responsabilidade nesta matéria.

Agir, neste caso, é também pensar em envolver os seus trabalhadores nesta missão conjunta.

Votos: 52 | Pontuação: 4.8

Artigos Relacionados

Deixar um comentário

* Ao utilizar este formulário, concorda com o armazenamento e o tratamento dos seus dados por este blog.